Um grande número de fraturas dentárias envolvem os incisivo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Curetagem pulpar, pulpotomia, capeamento pulpar
Vamos entender o porquê desta ser a alternativa correta e como as demais se relacionam com o tratamento de dentes com rizogênese incompleta e exposição pulpar.
Quando nos deparamos com fraturas dentárias que envolvem esmalte e dentina com exposição pulpar, em dentes jovens com rizogênese incompleta (ou seja, onde a formação da raiz ainda não está completa), a preservação da vitalidade pulpar é fundamental para permitir o desenvolvimento contínuo da raiz.
B - Curetagem pulpar, pulpotomia, capeamento pulpar: Esta é a alternativa correta porque envolve procedimentos que visam a manutenção da vitalidade pulpar e a continuidade do desenvolvimento radicular.
- Curetagem pulpar: Remoção de tecido pulpar necrosado ou infectado para preservar a parte saudável.
- Pulpotomia: Remoção da porção coronal da polpa dental, preservando a vitalidade da polpa radicular.
- Capeamento pulpar: Aplicação de material sobre a polpa exposta para promover a formação de dentina reparadora e proteção pulpar.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Rizectomia, coronectomia, curetagem pulpar: A rizectomia (remoção da raiz) e a coronectomia (remoção da coroa) não são indicadas para casos de exposição pulpar em dentes com rizogênese incompleta, pois não contribuem para a manutenção da vitalidade pulpar.
C - Pulpectomia, instrumentação rotatória, curetagem pulpar: A pulpectomia envolve a remoção completa da polpa dental, o que não é ideal para dentes com rizogênese incompleta, já que interrompe o desenvolvimento radicular.
D - Pulpectomia, capeamento pulpar, curetagem pulpar: Embora o capeamento pulpar e a curetagem sejam adequados, a pulpectomia, como mencionado, não é indicada para dentes jovens com necessidade de formação radicular.
E - Pulpotomia, rizectomia, curetagem pulpar: A rizectomia, juntamente com a pulpotomia e curetagem, não é indicada para manter a vitalidade da polpa e o desenvolvimento radicular.
Esses conceitos são essenciais para lidar adequadamente com casos de exposição pulpar em pacientes jovens, garantindo o tratamento mais conservador e biológico possível. Manter a vitalidade pulpar nesses casos é crucial para o sucesso a longo prazo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Rizectomia - cirurgia parendodôntica
Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo