A análise de polimorfismo de comprimento de fragmento de re...
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
O diagnóstico molecular in vitro tem ganhado cada vez mais espaço no laboratório de Análises Clinicas devido à sua alta sensibilidade e especificidade. Essas técnicas utilizam DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico) ou as proteínas de um agente infeccioso presente na amostra para a sua identificação. Várias são as metodologias utilizadas.
Sobre essa metodologia, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na metodologia T- RFLP, um gene alvo é amplificado por PCR, e o produto dessa reação é tratado com enzimas de restrição que corta o DNA em regiões específicas. Isso gera uma série de fragmentos de DNA de comprimento variável, cujo número depende de quantos cortes para enzima de restrição estão presentes nessa sequência amplificada.
( ) A clivagem de amostras diferentes por uma mesma enzima de restrição pode gerar um conjunto de fragmentos de tamanhos diferentes.
( ) Na amplificação do DNA alvo pelo método de PCR, são utilizados iniciadores marcados com corantes fluorescentes. Após a ação das enzimas de restrição, os fragmentos com a extremidade terminal marcada por fluorescência são separados por eletroforese em gel e dimensionados em um sequenciador de DNA automatizado.
( ) Essa técnica permite a identificação de diferentes microrganismos e suas cepas, entretanto não fornece informações sobre a diversidade populacional de uma comunidade bacteriana.
Assinale a sequência correta.