Sobre o tema dos atos administrativos, assinale a alternati...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (50)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
OPÇÃO A: Caso um ato administrativo apresente uma desconformidade com o Direito, ou seja, uma ilegalidade, será ele objeto de anulação. Nela, o ato administrativo viciado é fulminado desde o início, bem como todos os efeitos pretéritos, daí se dizer que a anulação possui eficácia retroativa - EFEITOS EX TUNC. Esta opção encontra-se ERRADA por afirmar que a anulação era efeitos ex nunc. Cumpre ainda salientar que a nulidade do ato pode ser declarada tanto pela Administração Pública (espontaneamente ou por provocação de interessado ou de terceiro) como pelo Poder Judiciário (na apreciação de uma lide).
OPÇÃO B: Esta opção está CORRETA ao mencionar três tipos de ato administrativo que não podem sofrer revogação. 1) ATOS ILEGAIS: não se objetiva na revogação restaurar a legalidade e/ou a legitimidade mas apenas funcionara discricionariedade administrativa. Atos ilegais são invalidados e não revogados; 2) ATOS VINCULADOS: não comportam qualquer espaço para o juízo de conveniência e oportunidade do administrador, obstando, dessa forma, sua revogação; 3) ATOS QUE GEREM DIREITOS ADQUIRIDOS: a proteção constitucional ao direito adquirido em face da lei, prevista no inciso XXXVI do artigo 5º, também se estabelece em face da função administrativa, até porque essa é exercida somente em conformidade com a lei. A revogação fica impedida por mandamento constitucional de atingir o direito adquirido por qualquer pessoa.
OPÇÃO C: A presunção de legitimidade é um atributo de todo ato administrativo. Presumem-se verdadeiros todos os atos administrativos, até prova em contrário, por se tratar de presunção juris tantum ou relativa. A opção está ERRADA.
OPÇÃO D: A convalidação, prevista no art. 55 da Lei nº 9.874/99, é o suprimento da invalidade de um ato administrativo, operando efeitos retroativamente. Esta opção aborda a denominada convalidação tácita", aquela em que o ato é sanado pelo decurso do tempo, no caso, no prazo de 5 (cinco) anos contido no art. 54 da Lei nº 9.874/99. Todavia, para que ocorra a devida convalidação de um ato administrativo, na forma do art. 55 daquele mesmo diploma legal, é necessária a expressa manifestação da Administração Pública nesse sentido, restando inadmissível a convalidação tácita ou por decurso do tempo. Esta opção está ERRADA.
OPÇÃO E: A competência é irrenunciável sim, entretanto é possível de ser transferida, a título de exceção, nos casos de delegação e de avocação, quando admitidos em lei, conforme disposto no art. 11 da Lei nº 9.874/99. Como a competência NÃO É INTRANSFERÍVEL como afirmado nesta questão, conclui-se que ela está ERRADA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B-ATO ADMINISTRATIVO ILEGAL É ANULADO , NÃO REVOGADO
E- ME PARECE QUE O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM AFIRMAR QUE A COMPETÊNCIA É INTRANSFERÍVEL, JÁ QUE PODE HAVER DELEGAÇÃO E AVOCAÇÃO DE COMPETÊNCIA.
GABARITO LETRA B.
Realmente não é possível a revogação de atos administrativos ilegais, vinculados ou que gerem direitos adquiridos.
Revogação é apenas de ato discricionário.
Direito Administrativo - Ricardo Alexandre 2017.
A Revogação consiste na extinção de ato administrativo válido, promovido pela própria Administração, por razóes de conveniência e oportunidade, ou seja, análise do mérito.Somente pode atingir atos administrativos discricionários. Apenas quem edita o ato, ou tem competência para revê-lo de ofício ou por via de recurso administrativo, possui competência para revogá-lo. Ao poder judiciário, no exercício da função jurisdicional, é vedado apreciar os aspectos de conveniência e oportunidade do ato, razão pela qual não poderá regovar qualquer ato da Administração.
A anulação é decorrente do controle de legalidade ou legitimidade, se o ato contrariar a lei ou o ordenamento jurídico, seja ele discricionário, seja vinculado, deverá ser anulado.
Alternatica E. O erro está em afirmar que a competência é intransferível, pois temos as hipóteses de delegação e avocação, mas, cuidado, a competência exclusiva não pode ser delegada.
GABARITO letra B
Ato ilegal deve ser anulado e não revogado
A - O efeito da anulação é ex tunc
C - presunção de legitimidade está presente em todos os atos administrativos
D - Não há prazo para a sanatória
E - Não há competência em razão do tempo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo