De acordo com as ideias do texto, a proteção internacional...
a proteção internacional dos direitos de propriedade intelectual passou a ser instrumentalizada pela Convenção da União de Paris.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
...a propriedade intelectual passou a ser protegida
internacionalmente, por meio da Convenção da União de Paris, datada de 1883.
2º parágrafo.
Protegida e instrumentalizada são sinonimos
Confundi, pois pra mim, a propriedade intelectual começou a ser instrumentalizada -na Convenção de Paris- a nível internacional... Mas essa proteção já havia começado no país.
Para a questão ser correta é necessário que "protegida" e "instrumentalizada" sejam palavras sinônimas.
Por que se entende que elas são sinônimas no contexto ?
QUESTÃO CERTA
Olá, caros amigos, errei a questão e busquei entender o ponto de vista do examinador. Obtive êxito! Comentarei abaixo os pontos principais da questão.
Pois bem, primeiramente, vamos derrubar o mito, previsto nos comentários dos colegas, da relação que o examinador fez dos termos instrumentalizar e proteger. Vamos às perguntas e suas respectivas respostas para facilitar e dar dinâmica à explicação?
PERGUNTA 1 - Qual o significado do termo verbal instrumentalizar?
RESPOSTA 1 - Segundo o dicionário, o termo significa: Dar instrumentos ou condições para fazer algo; aparelhar.
PERGUNTA 2 - O autor da questão quis realmente utilizar-se da palavra "instrumentalizada" como sinônimo da palavra "protegida"?
RESPOSTA 2 - Não, na verdade não quis. O autor do texto abordou que, inicialmente, a proteção da propriedade intelectual estava sistematizada SOMENTE em território nacional, veja: "(...) a proteção não poderia ficar restrita somente ao território nacional"; pois, o tema "Propriedade Intelectual" teria rompido o território nacional, passando a ser tratado como tópico supranacional, haja vista que "as invenções não estavam restritas ao lugar onde foram criadas". A partir daí (por essa razão), a Convenção da União de Paris observou a situação - supratranscrita no texto - e passou a INSTRUMENTALIZAR, ou seja, aparelhar, dar condições - de PROTEGER a "propriedade intelectual" em âmbito internacional.
Portanto, o examinador argumenta que "a proteção internacional dos direitos de propriedade intelectual passou a ser instrumentalizada pela Convenção da União de Paris", e é essa a relação que o autor do texto faz. Pois, a União de Paris objetivou dar condições (internacionalmente) de proteger a propriedade intelectual. Não há relação entre União de Paris e propriedade intelectual NACIONAL, mas, sim, propriedade intelectual SUPRANACIONAL, o que justamente o examinador afirmou.
É isso, espero tê-los ajudado a entender o ponto de vista do examinador! #Caveiraaaaa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo