São conceitos chaves do paradigma Orientado a Objetos:
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Alternativa correta: C - Classes, objetos, herança e polimorfismo por inclusão.
Vamos desvendar o motivo pelo qual essa é a alternativa correta. A Engenharia de Software - Orientação a Objetos é um paradigma de programação que se baseia em alguns conceitos fundamentais:
- Classes: São os moldes ou templates a partir dos quais os objetos são criados. Elas definem o estado e o comportamento que os objetos da classe compartilharão.
- Objetos: São instâncias de classes, representando entidades concretas com estados (atributos) e comportamentos (métodos) definidos por suas classes.
- Herança: É um mecanismo que permite que uma classe herde estados e comportamentos de outra classe, promovendo reutilização e organização do código. A classe que herda é chamada de subclasse ou classe derivada, enquanto a classe da qual se herda é chamada de superclasse ou classe base.
- Polimorfismo por inclusão: Também conhecido como polimorfismo de subtipos, este conceito permite que objetos de diferentes subclasses sejam tratados como objetos de uma superclasse comum. Isso oferece flexibilidade para chamar diferentes métodos que têm a mesma assinatura, mas comportamentos diferentes, dependendo do tipo de objeto que invoca o método.
Esses são os pilares fundamentais da programação orientada a objetos, e é por isso que a alternativa C é a correta. As outras alternativas mencionam termos que não são centrais para o paradigma da orientação a objetos ou que sequer fazem parte deste paradigma, como regras, funções, casamento de padrões (pattern matching), transparência referencial, inferência lógica e backtracking. Esses conceitos pertencem a outros paradigmas de programação ou a outras áreas da ciência da computação.
O conhecimento desses conceitos é essencial para entender a Orientação a Objetos e aplicá-la corretamente no desenvolvimento de software. Ao compreender esses pilares, você será capaz de criar sistemas mais organizados, reutilizáveis e fáceis de manter, características altamente desejadas em engenharia de software.
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Comentários
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= o metodo da classe-filha possui a mesma assinatura do metodo da classe-pai.
=mesmo nome, valor de retorno e argumentos.
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