Se bem observados na sequência do texto, os três parágrafos ...
[Pai e filho]
No romance Paradiso o grande escritor cubano José Lezama Lima diz que um ser humano só começa a envelhecer depois da morte do pai. Freud atribui a essa morte um dos grandes traumas de um filho.
A amizade e a cumplicidade quase sempre prevalecem sobre as discussões, discórdias e outras asperezas de uma relação às vezes complicada, mas sempre profunda. Às vezes você lamenta não ter conversado mais com o seu pai, não ter convivido mais tempo com ele. Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos.
Exemplo desse caso está na literatura, na Carta ao pai, de Franz Kafka. É esse um dos exemplos notáveis do pai castrador, que interfere nas relações amorosas e na profissão do filho. Um pai que não se conforma com um grão de felicidade do jovem Franz. A Carta é o inventário de uma vida infernal. É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro. Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.
(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 204-205)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão muito interessante.
a) Errada. Está claro que a tese não é defendida por Freud, mas por Milton Hatoum.
b) Errada. Mais uma alternativa claramente equivocada, uma vez que a tese geral não é do escritor José L. Lima.
c) Gabarito. De fato. O texto faz uma constatação (que um ser humano só envelhece após a morte do pai), e essa afirmação é contradita ao logo do texto.
d) Errada. C U I D A D O
Acredito que essa alternativa tenha sido muito marcada, mas de fato há um equivoco feito para induzir o candidato ao erro que não é simples.
Afirma-se que a tese é encontrada no primeiro parágrafo, o que não é fato. A tese de um texto é encontrado na primeira afirmação do autor em que não haja subjetividade, ou seja, sem juízo de valor.
1P - O autor faz juízo de valor quanto ao escritor dizendo que ele é grande - eu por exemplo, nunca escutei falar no bendito cujo.
2P- Aqui o autor faz muito juízo de valor quando diz que quase prevalecem, as vezes você lamenta...Porém, observe a última oração "Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos" aqui ele não faz juízo de valor, traz apenas uma afirmação incontestável e impessoal.
e) Errada. De fato as posições são diferentes e focam na paternidade. O erro da alternativa está em dizer que não há relações entre si, quando na verdade há relação antagônica. Primeiro, fala-se sobre a paternidade e de como é importante para a vida de um filho, depois, sobre a crueldade de certos pais.
GABARITO: LETRA C
→ uma trajetória que parte da constatação e da afirmação do valor de um pai para culminar num caso de paternidade cruel e prepotente.
→ correto, visto que há uma tese que apresenta valores positivos de um pai e a convivência familiar entre ele e o filho, passando num momento que culmina em um pai que altera a realidade do seu filho através de atitudes agressivas, fazendo, dessa forma, um contraponto estre os estilos paternos.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
Gabarito''C''.
RESOLUÇÃO: O texto inicia afirmando que o pai é uma figura importante. Tanto o é que, segundo o escritor José Lezama, o homem começa a envelhecer depois da morte de um pai.
>Já no segundo parágrafo, no entanto, o autor apresenta a ressalva de que alguns pais são opressores e cruéis, exemplificando essa situação no 3º parágrafo, ao trazer o exemplo da obra “Carta ao pai”, de Franz Kafka.
Fonte:Direção Concursos.
Estudar é o caminho para o sucesso.
... Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.
Alternativa C
Primeiro ele apresenta um tipo de pai amoroso que ao morrer faz com que o filho fique com um trauma, depois ele diz que pode existir pais que sejam cruéis e finaliza o texto com um exemplo desse último.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo