Leia a charge abaixo e responda à questão.              ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492221 Português
Leia a charge abaixo e responda à questão.

            imagem-001.jpg

O recurso linguístico expressivo usado em "É porque a consciência delas também deve estar secando!" denomina-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra D

Metáfora é uma palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido a frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa.

A duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expressão, dá-se o nome de ambiguidade. 

Significa falta de variedade ou simplesmente repetição de coisas obvias. É o caso, por exemplo, de uma pessoas que conta a mesma história diversas vezes. Não muda o discurso, ou faz um discurso longo o que poderia ser reduzido. A redundância sobregarrega o mensagem.

A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. 

A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo e momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira").

Quando fazemos uso de expressões redundantes com a finalidade de reforçar uma idéia estamos utilizando a figura de linguagem  chamada pleonasmo. Quando bem elaborada, além de embelezar o texto, esta figura de linguagem intensifica e destaca o sentido da expressão onde foi empregada.


'

Metáfora

A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira", "batata da perna").

Exemplo: "Meu pensamento é um rio subterrâneo." (Fernando Pessoa)

Nesse caso, a metáfora é possível na medida em que o poeta estabelece relações de semelhança entre um rio subterrâneo e seu pensamento (pode estar relacionando a fluidez, a profundidade, a inatingibilidade, etc.).


METÁFORA

é a figura de linguagem que transporta a palavra (ou expressão) do seu sentido literal para o sentido figurado. Trata-se de uma comparação que é expressa sem os termos que caracterizam uma comparação. Na metáfora, utiliza-se uma palavra com a intenção de que um sentido implícito nela se destaque e conduza a interpretação do que está sendo dito

GABARITO: LETRA D

Metáfora:

Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.

Evanildo Bechara é uma fera da gramática.

Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.

fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.

Bechara?! Que fera!

O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.

FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo