Ao supor que a Carta seja uma construção ficcional, o autor

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1013509 Português

                                         [Pai e filho]


      No romance Paradiso o grande escritor cubano José Lezama Lima diz que um ser humano só começa a envelhecer depois da morte do pai. Freud atribui a essa morte um dos grandes traumas de um filho.

      A amizade e a cumplicidade quase sempre prevalecem sobre as discussões, discórdias e outras asperezas de uma relação às vezes complicada, mas sempre profunda. Às vezes você lamenta não ter conversado mais com o seu pai, não ter convivido mais tempo com ele. Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos.

      Exemplo desse caso está na literatura, na Carta ao pai, de Franz Kafka. É esse um dos exemplos notáveis do pai castrador, que interfere nas relações amorosas e na profissão do filho. Um pai que não se conforma com um grão de felicidade do jovem Franz. A Carta é o inventário de uma vida infernal. É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro. Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.

(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 204-205) 

Ao supor que a Carta seja uma construção ficcional, o autor
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O leitor acredita na figuração desse pai." A partir desta frase se extrai que o leitor é atingido pelo sofrimento e humilhação do filho.

LETRA "A".

GABARITO: LETRA A

→ A Carta é o inventário de uma vida infernal. É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro. Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai.

→ ou seja: ressalta a possibilidade do leitor acreditar nessa realidade opressiva, interligando-a a uma vivência contemporânea da sociedade.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

Gabarito''A''.

RESOLUÇÃO:

Observe o trecho: A Carta é o inventário de uma vida infernal. É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro. Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. 

>Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.

>A pergunta nele formulada é retórica e sinaliza que, mesmo na hipótese de o pai retratado ser ficcional, sua figura tirânica desperta no leitor sofrimento e indignação.

Fonte:Direção Concursos.

Estudar é o caminho para o sucesso.

Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai.

Alternativa A

Somando aos colegas:

1º Pelo contexto tem-se que o autor da carta aplica sobre ela gama de  figuração e aspectos  que podem ser confirmados por esta parte do texto;

"É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro".

O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.

Assim essas características permite um contato maior com os sentimentos do leitor da carta.

Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo