Os dissociativos são medicamentos extensamente utilizados p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302438 Veterinária
Os dissociativos são medicamentos extensamente utilizados por serem fármacos seguros no que diz respeito aos efeitos sobre o sistema respiratório e circulatório; entretanto, não é por serem limitados que os efeitos deletérios são menos importantes. Sobre uso de dissociativos em animais domésticos, analisar os itens abaixo:

I. Os dissociativos podem ser indicados em paciente em estado de choque pelo incremento no sistema cardiovascular e porque atuam também inibindo fatores que controlam a liberação de citocinas pró-inflamatórias.
II. A recuperação de animais medicados com dissociativos, principalmente os submetidos à manutenção com estes agentes, é muito ruim, com excitação, vocalização, alucinações e sialorreia. Caninos e felinos apresentam recuperação agitada em quase todos os usos de dissociativos. Nestes casos, deve-se estar preparado para tranquilização transoperatória.
III. O uso de dissociativos requer cuidado nos animais cardiopatas, principalmente ao se avaliar se há taquicardia compensatória, e nos animais portadores de doenças hipertróficas, em que a hipóxia pode ser nefasta.
IV. A recuperação de animais medicados com dissociativos deve ser tranquila, em local silencioso e com pouca estimulação luminosa.

Estão CORRETOS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Somente os itens I, III e IV.

Os dissociativos são uma classe de anestésicos que promovem um estado de dissociação do cérebro entre a consciência e a percepção sensorial, permitindo procedimentos médicos sem dor. Esses fármacos, como a cetamina, são frequentemente utilizados na prática veterinária pelas suas propriedades anestésicas e analgésicas. No entanto, seu uso requer cuidado devido a alguns efeitos adversos, especialmente no sistema cardiovascular e neurológico.

Vamos analisar cada item:

I. Os dissociativos podem ser indicados em paciente em estado de choque...
Este item está correto. Dissociativos, como a cetamina, podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea em pacientes em estado de choque devido ao efeito estimulante no sistema cardiovascular.

II. A recuperação de animais medicados com dissociativos...
Este item está incorreto em algumas partes. Embora dissociativos possam causar excitação e recuperação agitada, a tranquilização transoperatória não é sempre necessária e a recuperação nem sempre é "muito ruim" se bem manejados.

III. O uso de dissociativos requer cuidado nos animais cardiopatas...
Este item está correto. Dissociativos podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que é um risco para animais com doenças cardíacas, especialmente em condições como cardiomiopatias hipertróficas.

IV. A recuperação de animais medicados com dissociativos deve ser tranquila...
Este item está correto. É importante proporcionar um ambiente calmo e com pouca estimulação sensorial para facilitar a recuperação de animais que receberam dissociativos, minimizando o estresse e a excitação.

Por isso, a alternativa C é a mais adequada, pois abrange corretamente os itens I, III e IV.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo