A farmacocinética é o estudo de temas relacionados com a abs...
As reações de biotransformação transformam os medicamentos em compostos inativos que são eliminados. Em nenhum momento do processo, essas reações são capazes de transformar um fármaco em um composto mais ativo que o original.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a farmacocinética, que é o estudo de como os fármacos são absorvidos, distribuídos, metabolizados (ou biotransformados) e excretados pelo corpo. Esse estudo é crucial para entender como um medicamento atinge seu local de ação e qual a intensidade e duração de seus efeitos.
No texto de apoio, menciona-se especificamente a biotransformação, que é a alteração química que os fármacos sofrem no organismo, geralmente no fígado. Essa transformação pode resultar em compostos inativos, mas também em compostos mais ativos ou até mesmo tóxicos.
Vamos analisar a afirmação do item: "As reações de biotransformação transformam os medicamentos em compostos inativos que são eliminados. Em nenhum momento do processo, essas reações são capazes de transformar um fármaco em um composto mais ativo que o original."
Alternativa correta: E - errado
Agora, vamos entender por que essa afirmação é incorreta:
- A biotransformação pode, sim, transformar um fármaco em um composto mais ativo. Um exemplo clássico disso é a transformação do fármaco codeína em morfina, que é mais ativa.
- Outro exemplo é do medicamento enalapril, que é convertido em enalaprilato, sua forma ativa.
Portanto, a afirmação de que "em nenhum momento do processo, essas reações são capazes de transformar um fármaco em um composto mais ativo que o original" é incorreta, justificando a alternativa errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As reações de biotransformação transformam os medicamentos em compostos inativos que são eliminados. Em nenhum momento do processo, essas reações são capazes de transformar um fármaco em um composto mais ativo que o original.
Muitas vezes a biotransformação gera compostos mais ativos, exemplos são os pró-fármacos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo