Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, considerando as classes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686422 Segurança e Transporte
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, considerando as classes de incêndio e os respectivos materiais combustíveis.
Coluna 1 Classes de incêndio 1. A 2. B 3. C 4. D 5. K
Coluna 2 Materiais combustíveis ( ) Metais combustíveis ( ) Equipamentos elétricos energizados ( ) Materiais sólidos em geral ( ) Óleos e gorduras ( ) Líquidos inflamáveis
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - 4 • 3 • 1 • 5 • 2

Para resolver esta questão, é importante entender as classes de incêndio e suas respectivas características. As classes de incêndio são categorizadas de acordo com o tipo de material combustível envolvido no fogo. Vamos relacionar cada classe com o tipo de material correspondente:

Classe A: Referente a materiais sólidos combustíveis, como madeira, papel e tecidos. Estes materiais, ao queimarem, deixam resíduos como cinzas. Portanto, eles se encaixam na descrição de materiais sólidos em geral.

Classe B: Refere-se a líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool e óleo. Não deixam resíduos sólidos ao queimar, o que os distingue da classe A. A associação correta é com líquidos inflamáveis.

Classe C: Envolve incêndios em equipamentos elétricos energizados. O foco aqui é na eletricidade, o que requer cuidados especiais devido ao risco de choque elétrico. Esta classe está ligada a equipamentos elétricos energizados.

Classe D: Trata-se de metais combustíveis, como magnésio, titânio e potássio. Este tipo de incêndio é raro, mas requer agentes extintores especiais. Assim, combina com metais combustíveis.

Classe K: É específica para óleos e gorduras de cozinha, envolvendo incêndios em ambientes gastronômicos, como cozinhas industriais. Assim, é associada a óleos e gorduras.

Agora, vamos justificar a escolha da alternativa D:

- (4) Metais combustíveis: Relaciona-se com a Classe D.

- (3) Equipamentos elétricos energizados: Relaciona-se com a Classe C.

- (1) Materiais sólidos em geral: Relaciona-se com a Classe A.

- (5) Óleos e gorduras: Relaciona-se com a Classe K.

- (2) Líquidos inflamáveis: Relaciona-se com a Classe B.

As outras alternativas não correspondem corretamente à relação entre as classes de incêndio e os materiais combustíveis, resultando em combinações erradas. Por exemplo, a alternativa A tenta associar "equipamentos elétricos energizados" com a Classe B, o que não é correto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Oh questão mal formulada!!

Gabarito: D

Existem cinco classes de incêndio: A, B, C, D e K. O objetivo dessa classificação é proporcionar o combate seguro às chamas de forma eficiente, já que, de acordo com o material que está sendo queimado, é preciso saber qual tipo de extintor usar. No dia a dia, os três primeiros tipos são os que ocorrem com mais frequência, ou seja, são as principais classes de incêndio.

Classe A – Ocorre em materiais como papel, tecido, algodão, borracha, madeira e outros que queimam em profundidade e extensão e deixam resíduos. Nesse caso, o extintor que deve ser usado para combater as chamas é o à base de água.

Classe B – É o incêndio que acontece em óleo, gasolina, álcool, tinta e outros líquidos inflamáveis. Para combater esse tipo de fogo, é preciso utilizar o extintor à base de pó químico ABC, para abafar e interromper a combustão imediatamente.

Classe C – Quando o incêndio ocorre em máquinas elétricas, transformadores, geradores, quadros de força, equipamentos de informática e outros equipamentos ligados à energia ou energizados, acontece o incêndio de Classe C.

Classe D – Entre as classes de incêndio, essa é uma das menos comuns. Zircônio, zinco, titânio, lítio e urânio são alguns exemplos de metais que podem dar origem a esse tipo de incêndio, já que são propensos a ter combustão instantânea.

Classe K – Normalmente, o incêndio classe K acontece em cozinhas. Trata-se da ocorrência em óleos vegetais ou gordura animal. Nesse caso, o extintor que deve ser utilizado é específico para esse fim, já que resfria o meio de cozimento e abaixa a temperatura.

FONTE: whlengenharia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo