Assinale a opção na qual a concordância verbal está INCORRET...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2404743 Português

Assinale a opção na qual a concordância verbal está INCORRETA, de acordo com a norma culta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada aborda o tema de concordância verbal, que é um aspecto fundamental da gramática normativa da Língua Portuguesa. Vamos analisar cada alternativa para entender onde ocorre a falha de concordância.

A - Existe várias possibilidades de fazer uma composição musical.

Esta alternativa está incorreta porque o verbo "existir" deve concordar com o sujeito "várias possibilidades". A forma correta seria "Existem várias possibilidades". No português, o verbo deve concordar em número com o núcleo do sujeito, que aqui é "possibilidades".

B - A maioria das pessoas compreendem a importância deste assunto.

Aqui, a concordância está correta, pois com expressões partitivas como "a maioria", o verbo pode concordar tanto com o núcleo da expressão partitiva ("maioria") quanto com o termo que a segue ("pessoas"). Ambas as formas "compreende" e "compreendem" são aceitas, embora a norma culta prefira a concordância com o núcleo da expressão partitiva ("compreende").

C - Apenas um terço dos jovens reclama, constantemente, que a vida escorre pela suas mãos.

Esta frase está correta, pois o verbo "reclama" concorda com o núcleo da expressão fracionária "um terço". Em expressões fracionárias, o verbo concorda com o numerador (número fracionário), logo, "reclama" está correto.

D - Anexos à pasta de música, vieram as partituras originais e o rascunho desse compositor.

Esta alternativa está correta, pois o verbo "vieram" concorda com o sujeito composto "as partituras originais e o rascunho", que é plural.

E - Nessa época do ano, faz dias e noites bastante frios em algumas regiões serranas do Estado.

Aqui também temos uma concordância correta. O verbo "fazer", quando usado para indicar fenômenos meteorológicos, como "dias frios" e "noites frias", é impessoal e permanece no singular: "faz".

Portanto, a alternativa A é a única em que a concordância verbal está INCORRETA, conforme a norma culta.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas! A prática constante ajudará a aprimorar seu entendimento sobre concordância verbal. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.

O verbo "existir" não flexiona para o plural nas locuções verbais; é o auxiliar que indica a concordância com o sujeito.

Devem existir varias possibilidades...

Mas quando o verbo "existir" não está compondo uma locução ele flexiona normalmente. Portanto o correto seria: Existem varias possibilidades...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo