Na prática arquivística brasileira, o uso do termo arranjo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o uso do termo arranjo na prática arquivística brasileira.
Alternativa correta: C - arquivos de terceira idade.
Na prática arquivística, o arranjo refere-se ao processo de organização dos documentos de acordo com suas funções e atividades de origem. Isso é crucial para garantir a preservação da contextualidade e da integridade dos documentos.
Arranjo é um conceito comumente associado aos arquivos de terceira idade, que são também conhecidos como arquivos permanentes. Estes arquivos contêm documentos de valor histórico, probatório e informativo, que devem ser organizados e preservados de forma sistemática e meticulosa.
Agora, vamos justificar porque as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - arquivos de primeira idade: Estes são os arquivos correntes, que contêm documentos em uso frequente e constante. O foco aqui é na administração diária dos documentos, e não no arranjo para preservação a longo prazo.
Alternativa B - arquivos de segunda idade: São os arquivos intermediários, que guardam documentos que não são mais usados frequentemente, mas que ainda não podem ser descartados. A organização aqui é menos voltada para o arranjo definitivo e mais para a guarda temporária.
Alternativa D - protocolos: Referem-se aos setores responsáveis pelo trâmite e controle de documentos em uma organização, não estando diretamente relacionados ao conceito de arranjo.
Alternativa E - arquivos intermediários: Como mencionado na alternativa B, eles são locais de armazenamento temporário e não envolvem o processo de arranjo que é típico dos arquivos permanentes.
Entender essas distinções é fundamental para quem estuda Arquivologia, pois cada fase do arquivo possui características e necessidades específicas. A correta organização e preservação dos documentos garante a sua acessibilidade e integridade ao longo do tempo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atividades do Arquivo Permanente
✔ Arranjo
✔ Descrição e Publicação
✔ Conservação
✔ Referência
O arranjo é a reunião e ordenação adequada dos documentos.
gab. C
GAB: C
Atividade ''Arranjo'' -> Acontece nos arquivos de terceira idade = Arquivos Permanentes.
Arranjo refere-se a uma das atividades principais dos arquivos permanentes, pode ser dividido em arranjo intelectual e material.
GABARITO - LETRA C
Complementando...
A atividade de arranjo é regida basicamente por três grandes princípios da Arquivologia: o da Proveniência, o da Organicidade e o do Respeito à Ordem Original.
Fonte: material do Estratégia Concursos
Resposta correta: C) arquivos de terceira idade.
Análise e explicação:
A banca pode ter retirado a questão da obra "Como classificar e ordenar documentos de arquivo". Em alguns quadros nesta obra o texto apresentado aborda a distinção entre "classificação" e "arranjo" na prática arquivística brasileira. De acordo com essa distinção, a "classificação" refere-se às operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter corrente, baseando-se na análise das funções e atividades do organismo produtor de arquivos. Por outro lado, o "arranjo" engloba as operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter permanente.
Portanto, quando se fala em arranjo na prática arquivística brasileira, está-se referindo à organização dos documentos de caráter permanente, o que inclui os arquivos de terceira idade. Os arquivos de terceira idade são aqueles que contêm documentos permanentes, que não são mais utilizados frequentemente no dia a dia das instituições, mas que têm valor histórico, cultural e de pesquisa e, portanto, são preservados em arquivos permanentes.
Análise das alternativas:
A) arquivos de primeira idade - Os arquivos de primeira idade são os arquivos correntes, que contêm documentos em uso frequente nas atividades administrativas das instituições. Eles estão em fase ativa de utilização e organização, e a referência ao termo "arranjo" não se aplica a eles.
B) arquivos de segunda idade - Os arquivos de segunda idade são os arquivos intermediários, que recebem a documentação transferida dos arquivos correntes após terem cumprido seus prazos de guarda ativa. Embora o termo "arranjo" seja aplicado na organização desses documentos, a questão faz referência específica aos arquivos de terceira idade.
D) protocolos - Os protocolos são conjuntos de documentos que registram a tramitação e o andamento de processos e documentos nas instituições, mas não estão diretamente relacionados ao termo "arranjo" na questão.
E) arquivos intermediários - Como mencionado anteriormente, os arquivos intermediários recebem a documentação transferida dos arquivos correntes e ainda não chegaram à fase permanente. Portanto, a referência ao termo "arranjo" não se aplica diretamente a eles.
Pegadinha da banca:
A pegadinha da banca pode ser a inclusão das opções "arquivos de primeira idade" e "arquivos intermediários", que também se beneficiam do conceito de arranjo, mas a questão está específica ao uso do termo "arranjo" no contexto da organização dos documentos de caráter permanente, que se relacionam aos arquivos de terceira idade. Portanto, a resposta correta é a alternativa C) arquivos de terceira idade.
fonte:
GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. 38 p. (Projeto como fazer, n. 2).
https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo