NÃO compete privativamente à Câmara dos Deputados

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q316804 Direito Constitucional
NÃO compete privativamente à Câmara dos Deputados

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Para compreendermos o motivo, é necessário ter conhecimento sobre as competências da Câmara dos Deputados previstas na Constituição Federal. A Câmara dos Deputados possui diversas atribuições exclusivas, as quais estão elencadas no artigo 51 da Constituição. Vamos analisar brevemente as alternativas erradas antes de justificar a correta:

  • A: De fato, é competência privativa da Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado, conforme o inciso I do artigo 51 da CF.
  • B: A Câmara dos Deputados tem a atribuição de proceder à tomada de contas do Presidente da República quando este não apresenta as contas ao Congresso Nacional dentro do prazo estabelecido, conforme o inciso II do artigo 51 da CF.
  • C: Também compete privativamente à Câmara dos Deputados dispor sobre sua organização e funcionamento, o que inclui a gestão dos cargos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da remuneração desses cargos, como prevê o inciso III do artigo 51 da CF.
  • E: A eleição de membros do Conselho da República é uma competência da Câmara dos Deputados, conforme o inciso III do artigo 89 da CF.

Porém, a exoneração do Procurador-Geral da República não é uma competência privativa da Câmara dos Deputados. De acordo com o artigo 128, §2º da CF, o Procurador-Geral da República é nomeado pelo Presidente da República após a aprovação de sua indicação pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução. A exoneração "de ofício", ou seja, antes do término do seu mandato, só pode ser realizada pelo Presidente da República, e após autorização do Senado Federal, e não da Câmara dos Deputados, o que torna a alternativa D a resposta correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apesar de ter acertado, acredito que esta questão seja pasível de anulação, pois escolher membros do Conselho da República não é competência privativa da Câmara dos Deputados, o Presidente e o Senado também escolhem dois cidadãos. Assim a alternativa E também estaria correta.

Art. 89- O Conselho da República éórgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam:
I- o Vice-Presidente da República;
II- o Presidente da Câmara dos Deputados;
III- o Presidente do Senado Federal;
IV- os líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados;
V- os líderes da maioria e da minoria no Senado Federal;
VI- o Ministro da Justiça;
VII- seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução. 
GABARITO - D

CF/88, Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu
mandato;

  Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

      I -  autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

      II -  proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

      III -  elaborar seu regimento interno;

      IV -  dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;

      V -  eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

Acredito que a letra "e" não tenha nada de errado. Ela diz "eleger membros do Conselho da República."

Eleger membros não especifica diretamente quais e/ou quantos membros, apenas diz que é da competência da Câmara dos Deputados eleger membros do Conselho da República. Diferentemente se a questão colocasse "eleger os membros do 
Conselho da República."

Agora sim ela especifica que a 
Câmara dos Deputados deve eleger todos dos membros do Conselho da República.

Posso estar errado, mas adotei esse pensamento.

Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:
V -  eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII

Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
XIV -  eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.


No que os colegas estão pecando?
Em não distinguir o que quer dizer PRIVATIVAMENTE.
Lembrem-se de que temos concorrências exclusivas, privativas, concorrentes e comuns.

Abraços!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo