Assinale a alternativa em que a pontuação das frases está d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Pedro, o irmão do paciente, pediu informações ao médico.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e por que as demais estão erradas:
Alternativa B: Pedro, o irmão do paciente, pediu informações ao médico.
Essa frase está corretamente pontuada. Os vírgulas são utilizados aqui para isolar o aposto (explicação adicional sobre "Pedro"), e isso está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. A construção da frase está correta e clara.
Alternativa A: O tratamento feito por elas, teve, um excelente resultado.
Essa frase apresenta vírgulas indevidas. Não há necessidade de vírgula após "elas" nem após "teve". A forma correta seria: "O tratamento feito por elas teve um excelente resultado." A vírgula deve ser usada para separar elementos de uma enumeração ou para isolar termos explicativos, o que não é o caso aqui.
Alternativa C: Assim que, voltou a enxergar, fez uma viagem ao Nordeste.
Nessa frase, a vírgula usada após "Assim que" é incorreta. A expressão "Assim que" é uma conjunção subordinativa e não deve ser seguida de vírgula. A forma correta seria: "Assim que voltou a enxergar, fez uma viagem ao Nordeste."
Alternativa D: Parece que esses, são problemas, relacionados ao preconceito.
As vírgulas estão mal posicionadas. Não há necessidade de vírgula após "esses" nem após "são problemas". A frase correta seria: "Parece que esses são problemas relacionados ao preconceito."
Alternativa E: Ela pediu desculpas: aos amigos, pela reação que teve.
Neste caso, o uso dos dois pontos e da vírgula está incorreto. A vírgula após "aos amigos" não é necessária. A frase correta seria: "Ela pediu desculpas aos amigos pela reação que teve."
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
A) O tratamento feito por elas, teve, um excelente resultado. ⇢ Sujeito "O tratamento feito por elas" não pode ser separado do verbo "teve".
B) Pedro, o irmão do paciente, pediu informações ao médico. ⇢ GABARITO "o irmão do paciente" é um aposto. Aposto explicativo explica ou esclarece o substantivo referido.
C) Assim que, voltou a enxergar, fez uma viagem ao Nordeste. ⇢ temos uma oração subordinada adverbial temporal anteposta separada da principal. Correção 》"Assim que voltou a enxergar, fez uma viagem ao Nordeste".
D) Parece que esses, são problemas, relacionados ao preconceito. ⇢ Sujeito não pode ser separado do verbo. Correção 》Parece que esses são problemas, relacionados ao preconceito
E) Ela pediu desculpas: aos amigos, pela reação que teve. ⇢ "pediu" é objeto direto, logo não pode ser separado do objeto (amigos). Correção 》 Ela pediu desculpas aos amigos, pela reação que teve.
GABARITO: LETRA B
? Pedro, o irmão do paciente, pediu informações ao médico.
? Aposto explicativo separado corretamente pelas vírgulas, o sujeito do verbo "pedir" é Pedro (a vírgula não atrapalha, pois está somente separando o aposto, intercalando algo).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Pedro, o irmão do paciente, pediu informações ao médico.
QUEM É PEDRO? O IRMÃO DO PACIENTE, TEMOS AQUI UM APOSTO ( INFORMAÇÃO EXPLICATIVA)
Pedro, o irmão do paciente, pediu informações ao médico. - > Temos um aposto explicativo, utilizado para explicar um termo antecedente, no caso PEDRO. Quem é Pedro (Sujeito) ? O irmão do paciente ( Aposto explicativo )
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo