A Baiana de Manet. Entre os estudos que, em épocas diversas,...
A Baiana de Manet.
Entre os estudos que, em épocas diversas, Manet fez para Olympia, contam-se alguns dedicados especialmente à negra; a esse trabalho referem-se vários autores. O mais importante deles é a Négresse (...), em que aparece apenas o busto da crioula, cujos cabelos estão presos por um torço (turbante) de pano da Costa. (...) Das espáduas nuas desce uma bata ou camisa branca. A orelha direita está enfeitada por um brinco com duas pérolas pendentes, enquanto um colar de pedrarias lhe envolve o pescoço.
(BENTO:2009, p. 65)
Figura 5: A crioula (estudo para a preta da Olympia). (La Négresse). Óleo sobre tela, 61X50 cm,1862-3.
Figura 6: Impressionismo: Olímpia de Edouard Manet.
A relação entre a obra “Olímpia“ (figura 6) e o estudo feito anteriormente por Manet em “a crioula” (figura 5) evidencia que o artista estava fortemente influenciado pela sua estadia no Rio de Janeiro, no ano de 1849.
Sobre esta informação, julgue as assertivas abaixo.
I- Manet referiu-se em suas obras aos costumes do Rio e fez notar que a mulher brasileira do século XIX, “andava nas ruas acompanhada de uma preta, podendo ser esta sua babá ou ama, hábito generalizado nos tempos da escravidão.”
II- Trata-se de lembranças plásticas da sua vida no Rio de Janeiro, sem que estas tenham lhe influenciado na composição do quadro Olímpia.
III- Manet fez desenhos de tipos populares, assim como de cenas do cotidiano e das paisagens da capital brasileira, conforme já apontado em suas biografias. Muitos dos desenhos do pintor são dedicados aos negros.
Em qual afirmativa se infere que Manet buscava descrever o cotidiano da vida no Rio de Janeiro e o seu fascínio pelo que entrevia do ambiente brasileiro, nos seus costumes e modus vivendi?