Quanto aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q648755 Serviço Social
Quanto aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social no Brasil, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em seus estudos sobre o "Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social”, Yasbek (2009) afirma que os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco‐belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá‐lo" às necessidades de nosso tempo).

 

É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à "questão social". Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum (como bem de todos) e a necessidade da autoridade para cuidar da justiça geral.

No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social sociedade moderna e a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum” vai tratar da questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja.

É necessário assinalar que esta matriz encontra‐se na gênese da profissão em toda a América Latina, embora com particularidades diversas como, por exemplo, na Argentina e no Chile onde vai somar‐se ao racionalismo higienista.

 

YASBEK - M.C - Os fundamentos históricos e teórico­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.In CFESS/ABPESS/UNB . Serviço Social Direitos Sociais e Competências Profissionais,2009.

 

Gabarito  A

 

O ponto de partida consiste, pois, da análise ainda que sumária, do processo de incorporação pela profissão: • de idéias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização no Brasil; • das principais matrizes teórico metodológicas acerca do conhecimento do social na sociedade burguesa (YAZBEK, 2009, p.3, grifou-se).

 

Referência: YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na conteporaneidade. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

 

 a)A profissão incorporou ideias e conteúdos do pensamento da Igreja Católica em seu processo de institucionalização no Brasil.

R: Correta

 b)Foi somente no Movimento de Reconceituação que a profissão incorporou as principais matrizes teórico-metodológicas acerca do conhecimento social na sociedade burguesa.

R: Errada, antes do movimento de reconceituação já exisitia matrizes teorico metodologias: Teonismo e Neotonismo

 c)O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos de 1950, a ser tecnificado ao entrar em contato com o serviço social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista.

R: Errada, começa na ´decada de 30

 d)No caso do serviço social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz marxista.

R: Errada, primeira téorico-metodologico é o Tonismo e Neotonismo

O primeiro aporte teórico da profissão é o POSITIVISMO, já que o neotomismo não é considerado uma teoria, pois não está no âmbito da ciência. (YAZBEK,2009)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo