Assinale a alternativa correta quanto às linhas argumentati...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se alguém puder indicar a bibliografia que a banca se baseou para elaboração dessa questão,agardeço.
O professor Sérgio Lessa discute o argumento central segundo o qual o Serviço Social não pode ser considerado trabalho porque não transforma a natureza. De acordo com ele “...em primeiro lugar, e antes de qualquer coisa, porque o Serviço Social não realiza a transformação da natureza nos bens materiais necessários à reprodução social. Não cumpre a função mediadora entre os homens e a natureza; pelo contrário, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens. (LESSA, 2000, pág. 52)".
LESSA, S. Trabalho e trabalho abstrato, trabalhador e proletário. Maceió, [mime] 2005. (Material não publicado)
Bibliografia que trabalha o tema abordado na questão. Acredito que não seja da banca mas ajuda!
Gabarito letra "D"
Segundo Guerra (2007), o processo de trabalho é compreendido como um conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas para o alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas. Os homens utilizam ou transformam os meios e as condições sob as quais o trabalho se realiza modificando-os, adaptando-os e utilizando-os em seu próprio benefício, para o alcance de suas finalidades. Este processo implica, pois, em manipulação, domínio e controle de uma matéria natural que resulte na sua transformação. Este movimento de transformar a natureza é trabalho. Mas ao transformar a natureza, os homens transformam-se a si próprios. Produzem um mundo material e espiritual (a consciência, a linguagem, os hábitos, os costumes, os modos de operar, os valores morais, éticos, civilizatórios), necessários à realização da práxis. Se trabalho é relação homem-natureza, e práxis é o conjunto das formas de objetivação dos homens (incluindo o próprio trabalho) num e noutro os homens realizam a sua teleologia. Toda postura teleológica encerra instrumentalidade, o que possibilita ao homem manipular e modificar as coisas a fim de atribuir-lhes propriedades verdadeiramente humanas, no intuito de converterem-nas em instrumentos/meios para o alcance de suas finalidades.
http://www.cedeps.com.br/wp-content/uploads/2009/06/Yolanda-Guerra.pdf
*Marcley , obrigada pela sua contribuição.
...no processo de trabalho a passagem do momento da pré-ideação (projeto) para a ação propriamente dita requer instrumentalidade. Requer a conversão das coisas em meios para o alcance dos resultados. Essa capacidade só pode se dar no processo de trabalho, no qual o homem mobiliza todos os recursos convertendo-os em instrumentos para alcançar seus resultados. É essa capacidade que, como instancia de passagem possibilita passar das abstrações da vontade para a concreção das finalidades (GUERRA, 2000, p.9)
Em "Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional" (IAMAMOTO,M.V), a autora afirma que o SS é trabalho, tendo a QS como seu objeto e o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do processo formativo como parte do acervo de seus meios de trabalho (p.61-63) "Em outros termos, parte dos meios ou recursos materiais, financeiros e organizacionais necessários ao exercício do trabalho são fornecidos pelas entidades empregadoras(p.63)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo