Considerando a literatura especializada sobre ética no jorna...
Considerando a literatura especializada sobre ética no jornalismo, o Código de Ética do Jornalista e as demais regulamentações da área da comunicação, julgue o item subseqüente.
O jornalista que viola o código de ética da categoria está
sujeito à perda temporária ou permanente do registro
profissional, entre outras penas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Seria censura?
Não entendi
ERRADO
Art. 17. Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
Parágrafo único - Os não-filiados aos sindicatos de jornalistas estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
GABARITO: ERRADO
A afirmação de que a violação do Código de Ética pode levar à perda temporária ou permanente do registro profissional está errada. A perda do registro não é uma pena aplicada diretamente por violação ética, mas pode ocorrer em circunstâncias legais específicas.
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros define princípios que regem a conduta dos profissionais, mas não prevê explicitamente a perda do registro profissional como sanção para violações éticas. As infrações ao código podem resultar em penalidades como advertência, suspensão ou exclusão do quadro da entidade de classe. Essas medidas são aplicadas pelas Comissões de Ética dos Sindicatos de Jornalistas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo