O Prêmio Nobel da Paz 2021 foi entregue para Maria Ressa e D...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido a Maria Ressa e Dmitry Muratov, ambos jornalistas, em reconhecimento à sua luta em prol da democracia e da liberdade de expressão em seus respectivos países. Este prêmio é de extrema relevância no cenário mundial, pois destaca a importância do jornalismo independente e corajoso na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
Maria Ressa é uma jornalista filipina que cofundou o site de notícias Rappler, conhecido por suas reportagens investigativas sobre o governo das Filipinas e por expor a desinformação e a corrupção no país. Sua atuação é um exemplo da resistência necessária para manter a integridade jornalística em um ambiente hostil.
Dmitry Muratov é um jornalista russo e cofundador do jornal Novaya Gazeta, que continua a ser uma das poucas vozes independentes na mídia russa. A Novaya Gazeta é conhecida por suas reportagens críticas ao governo russo, destacando temas sensíveis como corrupção, abusos de direitos humanos e outros assuntos que frequentemente são censurados.
A questão aborda temas de direitos humanos, liberdade de expressão e democracia, que são tópicos cruciais nos estudos de Questões Sociais. Para resolver a questão corretamente, é necessário ter conhecimento atualizado sobre premiações internacionais e entender a relevância dos direitos fundamentais no contexto global.
Portanto, a Alternativa A está correta porque ambos os laureados são jornalistas que foram reconhecidos por suas contribuições essenciais à liberdade de expressão e à luta pela democracia em seus países.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa correta: A.
Os ganhadores do – Maria Ressa e Dmitry Muratov –, reconhecidos por suas lutas pela nas e na , receberam seus prêmios em uma cerimônia na capital norueguesa de Oslo, nesta sexta-feira (10), apesar dos altos índices de Covid-19 na .
Recebendo o prêmio na Prefeitura de Oslo, Ressa, que é cofundadora do site de notícias Rappler, reiterou seu apelo por uma reforma das redes sociais.
“Nossa maior necessidade hoje é transformar esse ódio e violência, a lama tóxica que está fluindo em nosso ecossistema de informações, priorizados por empresas americanas de internet que ganham mais dinheiro espalhando esse ódio e desencadeando o que há de pior em nós”, disse ela.
Muratov, editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta, disse que o na Rússia está “passando por um vale escuro”, com mais de uma centena de jornalistas, meios de comunicação, defensores dos direitos humanos e organizações não governamentais sendo rotulados como agentes estrangeiros.
“Na Rússia, isso significa ‘inimigos do povo'”, disse Muratov, dedicando seu prêmio a todos os jornalistas investigativos e aos colegas da Novaya Gazeta mortos por causa de seu trabalho.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/jornalistas-maria-ressa-e-dmitry-muratov-recebem-nobel-da-paz-em-cerimonia-na-noruega/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo