Não se trata de uma especificação aplicável aos atributos da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80208 Engenharia de Software
Não se trata de uma especificação aplicável aos atributos das classes,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - a localização.

Para resolver essa questão, é importante ter conhecimento sobre os conceitos que cercam os atributos das classes na programação orientada a objetos (POO). Os atributos são características das classes e, através deles, podemos definir o estado de um objeto.

Atributos e suas especificações:

  • Escopo: Define se um atributo é de instância (próprio de cada objeto) ou de classe (compartilhado entre todos os objetos dessa classe).
  • Mutabilidade: Indica se o valor de um atributo pode mudar após sua inicialização (mutável) ou se é constante (imutável).
  • Multiplicidade: Especifica quantas instâncias de um atributo uma classe pode conter, é uma característica comum em diagramas de classes UML.
  • Valor inicial: Trata-se do valor que um atributo receberá quando o objeto é criado, a menos que seja explicitamente alterado na criação do objeto.

A localização, por sua vez, não é um conceito aplicável diretamente aos atributos de uma classe em POO. Fala-se de localização geralmente em outros contextos, como a localização física de recursos em um sistema de arquivos ou a localização de serviços em uma rede, por exemplo. No que tange à orientação a objetos, a localização não influencia na definição de um atributo de classe e, portanto, não é uma especificação pertinente para eles.

Assim, a alternativa E é a correta, pois a localização não é aplicável aos atributos das classes dentro dos conceitos de Engenharia de Software baseados em Orientação a Objetos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As propriedades estáticas dos objetos são representadas pelos Atributos, enquanto sua atividade é representada pelos serviços (operações) que ela possui. Os atributos representam um conjunto de valores que o objeto pode assumir para uma determinada propriedade, e possuem as seguintes características:

- Tipo – Determina o classificador das instâncias dos valores, que pode ser uma classe, um tipo de dado primitivo ou uma interface.

- Multiplicidade – Determina quantas instâncias de valores um determinado atributo pode conter.

- Valor Inicial – Determina o valor do atributo quando o objeto é inicializado.

- Escopo – Determina se cada valor está relacionado a uma instância da classe ou se está relacionado diretamente à classe (todos os seus objetos).

- Mutabilidade – Determina se o valor do atributo pode ser alterado após a criação do objeto. As opções possíveis são mutável (changeable), congelado (frozen) e adicional (addOnly). Na primeira, não há restrições; na segunda, valores não podem ser alterados nem adicionados após a instanciação e inicialização dos valores; e na terceira, apenas é possível adicionar novos valores (multiplicidade maior que um) a um conjunto.

Pessoal segundo o Pedrosa do grupo imasters é o seguinte:

A notacao completa de um atributo é:
Visibilidade nome: tipo [multiplicidade] = valor_default {restricao}

escopo: é relacionado a visibilidade. Se é publico, ele atinge o escopo de todas as classes; se é privado só é acessado pela própria classe e por ai vai.

mutabilidade: é relacionado as restrições que o atributo pode ter. Por exemplo {readOnly}, nesse caso ele nao pode ser mudado.

multiplicidade: indicacao de qts objetos podem preencher a propriedade [min...max]

valor inicial: valor do atributo caso ele seja omitido no momento da criação.

localização: não é aplicável aos atributos

e-

Mutabilidade – se o valor atributo pode ser alterado após criação do objeto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo