Existem basicamente três métodos de controle de entrada e sa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra E - Direct Memory Access. Este conceito é fundamental em arquitetura de computadores, especialmente quando lidamos com operações de entrada e saída (E/S). O DMA (Direct Memory Access) é um recurso que permite a periféricos de um sistema de computador a possibilidade de enviar ou receber dados diretamente para ou da memória principal, sem intervenção constante da CPU e, portanto, sem utilizar seu ciclo de processamento.
Vamos entender um pouquinho mais sobre isso. No caso do polling ou E/S programada, a CPU é quem verifica periodicamente o status de cada dispositivo de E/S para determinar se é necessário enviar ou receber dados. Esse método pode ser ineficiente, pois a CPU permanece ocupada com essas verificações, ao invés de realizar outras tarefas computacionais.
A E/S por interrupção é uma melhoria em relação ao polling, pois nesse caso, o dispositivo avisa a CPU, por meio de uma interrupção, que está pronto para transferir dados. Isso permite que a CPU execute outras tarefas enquanto espera por essa comunicação.
No entanto, o DMA é ainda mais eficiente. Com ele, dispositivos de E/S podem transferir dados diretamente para a memória sem a intervenção constante da CPU, exceto ao iniciar e terminar a transferência. Isso libera o processador para executar outras operações enquanto os dados são transferidos, resultando em uma performance geral do sistema mais eficiente.
Assim, a sigla DMA efetivamente significa Direct Memory Access, ou seja, acesso direto à memória, que é a capacidade de dispositivos de transferir dados diretamente para ou da memória principal, sem a necessidade de uma gestão constante por parte da CPU, agilizando assim o processo de E/S.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa é aquele tipo de questão mais cobrada em concurso de TI, ou seja, SIGLAS. 30% das provas cobram siglas, quase todo questão tem pelo menos uma sigla. TI é uma sigla.
Siglam-me os bons.
SE VOCÊ É PREGUIÇOSO, PROBLEMA SEU !! LEIA SE QUISER ;) >>>
São três as formas clássicas de comunicação de um dispositivo de E/S, a saber:
a) Polling > No polling, a CPU é responsável por todo o controle de transferências de dados de dispositivos. Isso significa que ela é
responsável não só pela transferência de informações em si, mas também pela verificação constante dos dispositivos, para saber se algum deles tem dados a serem transferidos.Em termos práticos, de tempos em tempos, a CPU 'pergunta', sequencialmente, a todos os dispositivos conectados: "Você tem dados para serem transferidos para a memória?". Quando algum dispositivo responder "sim", a CPU faz a transferência e continua perguntando aos outros dispositivos em seguida. Quando nenhum dispositivo necessitar de transferências, a CPU volta a fazer o que estava fazendo antes. Depois de algum tempo, ela volta a realizar a pergunta para todos os dispositivos novamente.
b) Interrupção> Na entrada e saída por interrupção, a CPU fica responsável apenas
pelas transferências em si. Isso significa que ela não tem que verificar os dispositivos, para saber se há dados a serem transferidos. Mas se a CPU não faz a verificação, como ela vai perceber quando uma transferência precisa ser feita? Simples: o dispositivo dispara um sinal do barramento de controle chamado "Interrupção" (chamado de IRQ - Interrupt ReQuest). Quando a CPU percebe este sinal, ela sabe que algo precisa ser feito com algum dispositivo; normalmente uma transferência de dados (seja de entrada ou saída).
c) DMA (Direct Memory Access – Acesso Direto à Memória) > No método chamado de entrada e saída por DMA (Acesso Direto à
Memória), a CPU fica responsável apenas por coordenar as transferências. Isso significa que ela não tem que verificar os dispositivos, para saber se há dados a serem transferidos e nem mesmo transferir estes dados. Mas cabe a mesma pergunta do método anterior: se a CPU não faz a verificação, como ela vai perceber quando uma transferência precisa ser feita? Também pela interrupção. Mas se a CPU não faz a transferência, como os dados vão parar na memória? Simples: a CPU comanda um dispositivo responsável pela transferência, normalmente chamado simplesmente de DMA. Quando a CPU perceber o sinal de IRQ, ela verifica qual a transferência a ser feita e comanda o DMA, indicando o dispositivo de origem, a posição origem dos dados, a posição destino dos dados e o número de bytes a transferir. O circuito do DMA fará o resto. Quando ele acabar, uma outra interrupção será disparada, informando que a cópia foi finalizada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo