Leia as notícias a seguir: “Nos últimos 20 anos, o Brasil re...
Leia as notícias a seguir: “Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou queda de 37,2% no número de adolescentes grávidas” (agencia brasil 30/07/2021).
“O Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos'', diz relatório da Organização Mundial da Saúde. “O índice brasileiro está acima da média latino-americana, estimada em 65,5. No mundo, a média é de 46 nascimentos a cada mil”. O relatório da OMS e as taxas se referem ao último período analisado - entre 2010 e 2015. (g1/globo 01/03/2018).
Conforme NASCIMENTO, A. S. e DE ANDRADE, A. B (2013), “O psicólogo do NASF atravessa os muros da UBS para desenvolver ações nas escolas, igrejas, ONGs, visitas domiciliares, etc.(...)”
Com base nestes tópicos, pode-se afirmar que o trabalho do psicólogo/da psicóloga deve ser focado, pela ordem, nos seguintes eixos:
I. Um enfoque preventivo da gravidez na adolescência, expondo as ações dispensadas pelos profissionais de psicologia no tocante à prevenção da gravidez na adolescência.
II. O suporte clínico de aconselhamento psicológico, focado na educação sexual, de modo a formar nas/nos adolescentes uma consciência da importância da prevenção contra a gravidez precoce e a responsabilização civil em relação aos filhos.
III. O acolhimento de adolescentes gestantes em situação de risco, com o acolhimento das adolescentes grávidas em contexto de vulnerabilidade.
IV. O acompanhamento psicológico no pré-natal, com atendimento às adolescentes gestantes durante o processo do pré-natal.
Estão CORRETAS apenas as afirmações: