Um paciente com 80 anos de idade, previamente hígido, apres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1335044 Medicina
Um paciente com 80 anos de idade, previamente hígido, apresenta perda ponderal e adenomegalia generalizada. Não há alterações neurológicas. O médico assistente solicita exames laboratoriais: o “anti-HIV” veio positivo, após confirmação por duas testagens. O paciente é viúvo e mora com seu filho único. A conduta ética mais apropriada sobre o diagnóstico do HIV é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - contar ao paciente o diagnóstico e perguntar se ele quer que o filho saiba também.

O tema central da questão é a confidencialidade médica e o direito do paciente à informação. O caso trata de um paciente idoso diagnosticado com HIV e pergunta qual a conduta ética mais apropriada em relação à comunicação do diagnóstico. Para resolver a questão, é necessário compreender os princípios éticos da medicina, especialmente aqueles relacionados à autonomia do paciente e à confidencialidade das informações médicas.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa E é a correta porque respeita a autonomia do paciente e a confidencialidade do diagnóstico. O paciente tem o direito de ser informado sobre o seu próprio estado de saúde e de decidir quem mais deve saber sobre isso. Ao perguntar se ele deseja compartilhar a informação com o filho, o médico respeita a sua vontade, que é um princípio ético fundamental na medicina.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Contar ao paciente e ao seu filho do diagnóstico viola a confidencialidade, pois a decisão de compartilhar a informação com o filho deve ser do paciente.

B: Iniciar o tratamento sem informar o diagnóstico ao paciente é uma violação da autonomia. O paciente tem o direito de saber sobre sua condição antes de qualquer intervenção.

C: Avisar da doença ao filho, apenas, é uma clara violação da confidencialidade e desrespeita os direitos do paciente de ser o primeiro a saber sobre sua condição de saúde.

D: Perguntar ao filho o que ele prefere é inadequado, pois desconsidera o princípio da autonomia do paciente em relação à sua saúde e ao compartilhamento de informações.

Esta questão sublinha a importância de sempre colocarmos o direito do paciente em primeiro lugar, garantindo que ele seja a primeira pessoa a ser informada sobre seu diagnóstico e que tenha a liberdade de decidir quem mais pode ter conhecimento sobre sua condição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E. Nessa situação, é importante respeitar a autonomia do paciente e sua privacidade. O diagnóstico de HIV é uma informação confidencial e o paciente tem o direito de decidir com quem compartilhar essa informação. Por isso, a conduta mais apropriada é contar ao paciente o diagnóstico e perguntar se ele quer que o filho saiba também. É importante lembrar que o filho pode ser uma fonte de apoio para o paciente e seu envolvimento pode ser benéfico para o tratamento e cuidados a serem tomados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo