Na modelagem entidade-relacionamento, todo conjunto de enti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411018 Banco de Dados
Na modelagem entidade-relacionamento, todo conjunto de entidades fracas apresenta como característica
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - não possuir um conjunto de atributos que sirva como sua chave primária.

A questão aborda um conceito importante dentro do modelo de Entidade-Relacionamento (ER), que é a noção de entidades fracas. Em banco de dados, uma entidade fraca é aquela que não pode ser unicamente identificada pelos seus próprios atributos. Dessa forma, ela depende de uma entidade forte, que fornece a parte principal de sua chave primária através de uma relação chamada relação de identificação.

As entidades fracas são representadas, no diagrama ER, com um retângulo de contorno duplo e estão sempre associadas a uma entidade forte, cuja existência é essencial para a identificação da entidade fraca. A chave primária de uma entidade fraca é então composta por sua chave parcial, que é o conjunto de atributos que pode ter valores duplicados entre diferentes instâncias da entidade fraca, mas que, quando combinada com a chave primária da entidade forte relacionada, garante a sua unicidade.

Vamos então desconsiderar as outras alternativas que não se encaixam no conceito de entidades fracas:

  • A - A natureza dos atributos (numéricos ou não) não tem relação com a característica de uma entidade ser fraca.
  • B - A chave primária composta é uma característica que pode estar presente tanto em entidades fortes quanto fracas e não define uma entidade fraca por si só.
  • C - Ter duas ou mais chaves candidatas também não é uma característica exclusiva de entidades fracas.
  • E - A presença de atributos do tipo literal ou não é irrelevante para a definição de entidade fraca.

Portanto, a única opção que reflete com precisão a natureza de uma entidade fraca é a que menciona a sua dependência de uma entidade forte para ter uma chave primária, tornando a alternativa D a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

• Entidade forte pode ser definida como uma entidade que consegue especificar sua chave

primária dentro do conjunto dos seus atributos.

• Entidade fraca não possui entre seus próprios atributos um conjunto que possa ser definido como chave primária.

Professora Patrícia Quintão.

Uma entidade forte é representada no DER por um retângulo duplo e possui participação total no relacionamento com a entidade forte.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo