O processo de transição do feudalismo para o capitalismo no ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para alguns historiadores, a Idade Moderna foi um grande período de transição do mundo medieval feudal para o mundo capitalista e burguês, o qual se inaugurou no final do século XVIII e início o século XIX. Na chamada Idade Moderna, coexistiram permanências do mundo medieval e elementos que formaram as bases do sistema capitalista. A economia agrária, a persistência das relações de servidão, os privilégios da nobreza, os valores sociais baseados na tradição, no sangue, e a apropriação privada do Estado eram aspectos do mundo medieval. Mas, paralelamente, profundas transformações sociais e culturais ocorriam nesse período de transição: mudaram as relações entre os diferentes grupos sociais, as visões do mundo e as crenças, outras formas de trabalho, de poder. A Idade Moderna não era essencialmente capitalista e já não era mais medieval. Um boa publicação sobre a época em pauta é Começa a idade da Razão, de Will Durand
A) CORRETA- O novo grupo social , vinculado ao comércio de produtos do oriente e atividade banqueira , são chamados de burgueses por conta de viverem nos burgos – cidades que começam a se desenvolver em função das novas atividades.
B) INCORRETA- As chamadas Invasões Bárbaras aconteceram nos séculos IV e V. É um dos elementos que historiadores tomam como parâmetro para o corte entre Antiguidade e Idade Média e não desta para os Tempos Modernos. E , tais invasões são fatores que levam à ruralização da economia e a fuga de populações para os campos, em busca de proteção por conta dos ataques dos povos bárbaros, ou seja, povos que viviam fora das fronteiras do Império Romano e não partilhavam sua cultura.
C) INCORRETA- A Igreja Católica como Instituição e , sua interpretação teológica são, de fato ,contestadas no início do que se entende como Idade Moderna. Foi o movimento de Reforma Protestante, paralelo ao de Reforma Católica. No entanto, apesar da crise, a Igreja Católica não perde seu poder, por conta de associação com nascentes monarquias e a difusão da religião nas áreas descobertas.
D) INCORRETA- As viagens marítimas em busca de um caminho para fonte de especiarias começaram a acontecer no final do século XV e, a ampliação de mercados não se deu pela viagem de circum-navegação da Terra e sim do conjunto de viagens e de descobertas.
E) INCORRETA- Ao longo do século XIV aconteceram revoltas camponesas em regiões da Europa. Na França receberam nome de Jacqueries e, ocorreram também na Inglaterra. O grande objetivo era o de melhoria de condições de vida do camponês e eliminação de tributos feudais pagos aos senhores de terra, No entanto, os resultados não foram positivos, não acontecendo “ queda dos senhores feudais”. Quanto ao Antigo Regime, ele é destruído pela Revolução Francesa no final do século XVIII e não se relaciona com as revoltas camponesas do final da Idade Média.
RESPOSTA: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra A.
Há que se falar inicialmente que a transição do feudalismo para o capitalismo não ocorre ao mesmo tempo em todas as regiões da Europa. É, contudo, uma convenção a afirmativa de que o feudalismo entra em decadencia a partir do final do século XIII, sobretudo no norte do continente. São características da transição do feudalismo para o capitalismo:
- Renascimento urbano e comercial, advindo do comércio;
- Ascensão da burguesia nas cidades medievais;
- Baixa produtividade agrícola nos feudos;
- Aumento das revoltas camponesas e saída prolongada ao longo dos séculos dos servos do campo;
- Concentração fundiária nas mãos de poucos senhores, com posterior cercamento dos campos e diminuição das lavouras comunais; e,
- Aumento no número de instituições financeiras em centros mercantis europeus (bancos, bolsas de valores) - a primeira bolsa de valores surge em 1285 em Bruges, na Bélgica.
Fontes:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm
https://www.primecursos.com.br/blog/conheca-a-historia-da-bolsa-de-valores-no-brasil-e-no-mundo/#:~:text=A%20primeira%20bolsa%20oficial%20do,Companhia%20Holandesa%20das
%20%C3%8Dndias%20Orientais.
Gab. A
Diversas mudanças nos campos social, cultural, econômico, político foram marcando uma nova fase na Europa. Elas resultaram na crise do sistema feudal que esteve baseado numa economia agrária e de subsistência, dando início ao pré-capitalismo ou “”.
A) pelo surgimento de cidades (burgos) e pela ampliação das rotas comerciais com o Oriente, que intensificaram as trocas monetárias e o poder da burguesia. CORRETA.
"que intensificaram as trocas monetárias"... queria saber somente a questão dessas chamadas "trocas monetárias". Muitos "países" não tinham moeda unificada, por isso não entendi o porquê de a letra "A" está correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo