Considere os versos da marchinha de Carnaval a seguir, intit...
Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar
Na letra da marchinha, a reposição do retrato de Getúlio Vargas alude
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Era Vargas é tema recorrente em provas de concurso .É estudado nos cursos de graduação e pós graduação em História a partir de várias perspectivas. Por conta da importância do período, o quantitativo de publicações acerca da época é significativa. Há que destacar o trabalho de Maria Celina d´Araújo – A Era Vargas e de Ângela de Castro Gomes, A Invenção do Trabalhismo e Vargas e Maquiavel.
A chamada Era Vargas gera uma boa quantidade de debates. Há historiadores e cientistas políticos que destacam o papel de Vargas na construção de um novo modelo de Estado e outros que o minimizam. Há maior concordância acerca de sua política em relação aos trabalhadores. A questão e as alternativas, no entanto, não apresentem dubiedade . a questão é mais de memorização do que propriamente de análise do período, o que facilita ao respondente.
A) INCORRETA- Não houve eleições presidenciais no período do Estado Novo mas, não é momento de reeleição de Vargas. Ele havia subido ao poder como um dos líderes da Movimento de 1930 e , depois foi eleito presidente pelo Congresso em 1934. Não houve eleições em 1937, quando Vargas manteve-se no poder por golpe de Estado.
B) INCORRETA- O movimento do “Queremismo” visava a eleição de Vargas para a presidência quando eleições foram convocadas em 1945. Vargas ainda não havia sido retirado do poder.
C) INCORRETA- Não houve, durante o Estado Novo, momento de “ recuperação” da popularidade de Getúlio Vargas porquanto ele não a perdeu entre uma faixa significativa da população, que se beneficiou da legislação trabalhista.
D) CORRETA- A marchinha refere-se à propaganda eleitoral de Vargas nas eleições de 1950, após o período de governo de Eurico Gaspar Dutra. Vargas foi democraticamente eleito para o quinquênio de 1951 ao final de 1955.
E) INCORRETA- O fim da primeira parte da chamada Era Vargas não se deu por eleições e sim pelo fato de Vargas ter sido removido do poder em 1945. E, sendo eleito em 1950, deveria governar o país até o final de 1955 mas, cometeu suicídio a 24 agosto de 1954.
RESPOSTA: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra D.
A marchinha de carnaval “Retrato do Velho”, foi composta em 1950 e virou a música símbolo na posse de Getúlio Vargas em 1951.
Fonte:
https://www.musicaehistoria.com.br/2017/04/19/retrato-do-velho-a-marcha-carnavalesca-que-marcou-a-volta-de-getulio-vargas-a-presidencia-da-republica/
Dutra não foi eleito de forma indireta? Esse tipo de eleição é considerado democrático?
Dutra, foi eleito pelo povo. Foi a primeira eleição após o Estado novo, e o Vargas também voltou em 1951 pelo via direta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo