O período da História do Brasil entre 1964 e 1985 é comument...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) INCORRETA- As decisões políticas , durante o regime militar, estavam nas mãos da cúpula das Forças Armadas, mais especificamente da parte do Exército que engendrou o golpe de 1964 e que assumiu o controle do poder. Sindicatos e sindicalizados foram perseguidos. Grupos paramilitares eram de oposição e a Igreja Católica não participava em esfera decisória.
B) CORRETA- O regime estabelecido em 1964 contava com o apoio de setores entendidos como conservadores da sociedade civil , primordialmente de camadas médias urbanas. Além disso, o empresariado foi beneficiado com as medidas econômicas do regime e pelo controle das manifestações e demandas dos trabalhadores.
C) INCORRETA- Os presidentes, entre 1964 e 1984 , foram escolhidos por voto indireto, através do Congresso. Havia o candidato da “ oposição” representada pelo MDB e o da “ situação” representada pela ARENA. A possibilidade da vitória de candidatos da “ oposição” era nula na medida em que a maioria do Congresso era composta, necessariamente, por deputados eleitos pela ARENA. Por sua vez, voto de cabresto foi uma prática da República Velha.
D) INCORRETA- As instituições democráticas foram desqualificadas e amordaçadas durante o Regime Militar. E, os partidos existentes antes de 1964 foram extintos. Em seu lugar foram criados, artificialmente, a ARENA -m Aliança Renovadora Nacional e o MDB , Movimento Democrático Brasileiro, a oposição consentida.
E) INCORRETA- O órgãos de repressão foram essencialmente compostos por militares das três forças e mais especificamente da PE- Polícia do Exército. O DOPS , O Departamento de Ordem Política e Social criado em 30 de dezembro de 1924, foi um órgão do governo brasileiro utilizado principalmente durante o Estado Novo e mais tarde na Ditadura Militar e foi composto também por civis mas, não por jornalistas, juristas e advogados.
RESPOSTA: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Antes mesmo de iniciar o governo civil-militar. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi uma manifestação pública de grupos conservadores, antipopulistas e anticomunistas contrários às reformas de base propostas pelo então presidente da República, João Goulart (1961-1964). A primeira Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi realizada na cidade de São Paulo, em 19 de março de 1964, planejada em resposta ao comício pelas reformas de base ocorrido no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964. Estima-se que o comício pelas reformas reuniu cerca de duzentas mil pessoas em frente à Central do Brasil. Já a Marcha arregimentou entre duzentas e quinhentas mil pessoas que transitaram entre a praça da República e a . Além de empresários brasileiros que apoiavam os militares no poder, investidores americanos também apoiavam o novo governo.
Resposta letra B.
A Ditadura Civil-Militar, no Brasil, foi instaurada por meio de um golpe realizado pelos militares, entretanto com a logística intelectual de parte da sociedade civil, principalmente religiosos, conservadores, empresários (nacionais e internacionais), políticos e imprensa. Além disso, o golpe foi financiado por governos estrangeiros, principalmente os Estados Unidos e suas agencias de segurança (CIA e NSA).
Fontes:
https://lemad.fflch.usp.br/node/5292
https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/33603/revista-fortune-revela-ja-em-64-elo-entre-empresarios-de-sp-e-embaixada-dos-eua-para-dar-golpe
https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-03/governo-norte-americano-participa-de-golpe-militar-no-brasil
https://nsarchive2.gwu.edu/NSAEBB/NSAEBB465/ - Em Inglês.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo