A questão da identidade nacional foi tema das reflexões de a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A construção da ideia de nação brasileira ainda é um processo em andamento. Mas, foi projeto de governo desde o Segundo Reinando, quando D. Pedro II assume pessoalmente o poder . O debate acerca de quais são os parâmetros da identidade nacional no Brasil permanece.
Acerca do tema são publicações interessantes para estudo Cultura Brasileira e Identidade Nacional, de Renato Ortiz e Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda assim como Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre e Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Júnior.
A) INCORRETA- O etnógrafo cubano Fernando Ortiz utilizou o conceito de “transculturação" para o campo da pesquisa antropológica com o objetivo de explicar as diferentes etapas e resultados do contato cultural entre pessoas reunidas pela expansão colonial europeia em Cuba
B) INCORRETA- O conceito, de Gilberto Freyre. é baseado na crença de que as relações entre escravizados e senhores eram cordiais. Descreve as relações raciais no Brasil como algo “ pacíficas e amigáveis", em comparação com a realidade vivida pelos Estados Unidos, onde havia uma forte segregação racial que se dava por meios muito violentos.
C) INCORRETA- Segundo Darcy Ribeiro, o Brasil mestiço, híbrido, miscigenado e portanto, híbrido. Ao contrário da ideia de segregação, Darcy Ribeiro parte da proposição de miscigenação complexa na formação do brasileiro.
D) CORRETA- A alternativa aponta, corretamente, a contribuição de Sérgio Buarque de Holanda para o debate acerca da identidade nacional no Brasil, ao destacar a “ cordialidade" das ações do brasileiro , conceito que foi muitas vezes deturpado. Em sua obra Raízes do Brasil, em um capítulo denominado “Homem Cordial", defende a tese de que este seria o brasileiro: um ser que prioriza a cordialidade. O conceito de “cordialidade" foi desvirtuado ao afirmar-se que o brasileiro seria, portanto, amigável e bondoso. Em algumas revisões da obra, o sociólogo fez questão de colocar em diversas notas de rodapé que quando afirma “cordialidade" significava agir com o coração, ou seja, de maneira emotiva. Logo, o brasileiro seria aquele que prioriza os laços emotivos frente à razão. Inclusive, a cordialidade por certas vezes pode significar agir de maneira violenta.
E) INCORRETA- "Formação do Brasil contemporâneo". Essa é a principal obra de Caio Prado. O livro colocou-o no hall dos grandes intérpretes do Brasil, ao traçar a historiografia brasileira por meio de um viés materialista histórico, mas com um pensamento próprio e original do autor."
RESPOSTA: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sérgio Buarque de Holanda, que desenvolveu o conceito de cordialidade mostrando como este dificultava a separação entre o público e o privado na sociedade brasileira.
O pensamento de Sérgio Buarque de Holanda acima exposto pode ser encontrado em sua obra "Raízes do Brasil".
Alternativa D. A questão da identidade nacional no Brasil foi amplamente discutida por intelectuais como Sérgio Buarque de Holanda, que, em sua obra "Raízes do Brasil", abordou o conceito de "homem cordial". Para ele, a cordialidade caracterizava uma forma de relação social marcada pela pessoalidade, o que dificultava a separação entre o público e o privado. Esse traço cultural, segundo o autor, estava enraizado na formação histórica do país, influenciando práticas políticas e sociais que favoreciam o patrimonialismo e o uso de relações pessoais para fins públicos, o que ainda se reflete na sociedade brasileira contemporânea.
Raízes do Brasil é um dos livros mais belos e fascinantes que já li, embora outra obra do autor, Visão do Paraíso, seja igualmente incrível.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo