Assinale a alternativa INCORRETA sobre a leishmaniose visceral.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302382 Biologia
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a leishmaniose visceral.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão pede a alternativa correta sobre a doença leishmaniose visceral. As doenças infecciosas podem ser causadas por organismos como vírus, bactérias, protozoários, verminoses e fungos. Elas podem apresentar diversos agentes etiológicos com variadas formas de transmissão. O agente etiológico é o organismo causador da doença, que normalmente necessita de um vetor para disseminar uma patologia. As leishmanioses são doenças causadas por protozoários flagelados do gênero Leishmania, transmitidas por insetos flebotomíneos do gênero Lutzomyia (mosquito-palha). Elas se dividem em leishmaniose tegumentar americana (cutânea), que afeta pele e mucosas da garganta, nariz e boca, causando ulcerações (feridas) que destroem o tecido; e leishmaniose visceral, forma sistêmica que afeta os órgãos internos, como medula óssea, linfonodos, fígado e baço, e apresenta sintomas como febre duradoura, aumento de fígado e baço, fraqueza, anemia, perda de peso e perda de força muscular. Os hospedeiros podem ser diversos mamíferos silvestres e domésticos, além do homem. Essa zoonose pode ser combatida com medidas de controle de vetores, diminuindo o contato entre humanos e mosquitos flebotomíneos. (Leishmaniose, Portal Agência Fiocruz de Notícias. Acesso em 2024; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

 
Fonte da imagem: site saude.ba.gov.br

 

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a leishmaniose visceral.


A) É uma doença causada por um protozoário. Informação correta. A leishmaniose visceral é uma doença causada por protozoários
Leishmania.


B) Os principais vetores da doença no Brasil são mosquitos flebotomíneos. Informação correta. Os vetores mais conhecidos dessa doença são mosquitos
flebotomíneos do gênero Lutzomyia (mosquito-palha).


C) Os cães domésticos não são reservatórios da leishmaniose visceral, embora possam ser portadores da forma cutânea da doença. Informação INCORRETA. Os cães e roedores são reservatórios dessa doença, além dos humanos, e podem ser portadores ou manifestar sintomas da doença.



D) O desmatamento pode aumentar a exposição humana ao vetor dessa doença. Informação correta. Os vetores dessa doença são mosquitos, que em um desmatamento, podem se reproduzir mais facilmente por haver maiores espaços para reservatório de água, parte do ciclo de vida desses insetos.



E) Os ovos do principal vetor da leishmaniose visceral sobrevivem fora da água parada. Informação correta. O ciclo de vida dos mosquitos apresenta a colocação de ovos em água parada, e esses ovos podem sobreviver até um ano fora da água, em ambientes secos.


 

Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam CÃES ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo