O Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Ti...
O Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986) surgiu a partir de análises qualitativas de composições de 48 crianças ao longo de 4 anos. Nesse estudo, padrões analíticos emergiram, revelando uma sequência de mudanças qualitativas correspondentes a uma progressiva consciência das crianças em relação a camadas do discurso musical. Tais camadas são utilizadas por Swanwick como critérios para avaliar o trabalho musical dos alunos.
Assinale a alternativa na qual constam os critérios de avaliação do trabalho musical dos alunos, definidos por Swanwick:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Materiais, expressão, forma, valor.
O tema central desta questão é o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986), que é uma abordagem para entender e avaliar o desenvolvimento musical das crianças. Este modelo é baseado em análises qualitativas e busca entender como as crianças se tornam progressivamente conscientes das diferentes camadas do discurso musical.
Este modelo enfatiza o uso de critérios específicos para avaliar o trabalho musical, que são materiais, expressão, forma e valor. Esses critérios ajudam a entender como as crianças percebem e produzem música, avaliando sua capacidade de lidar com elementos musicais de maneira progressiva e estruturada.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa B é a correta porque lista precisamente os critérios de avaliação definidos por Swanwick no contexto do desenvolvimento musical infantil. Cada critério representa uma dimensão do entendimento musical:
- Materiais: Refere-se aos elementos musicais básicos, como notas, ritmos e timbres.
- Expressão: Envolve a capacidade de transmitir emoções e intenções através da música.
- Forma: Relaciona-se com a estrutura e organização das ideias musicais.
- Valor: Diz respeito ao julgamento estético e ao significado dado à música.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Dinâmica, andamento, timbre, altura: Estes são elementos técnicos da música, mas não refletem os critérios de avaliação do modelo de Swanwick.
C - Avaliação real, formativa e somativa: Esses termos são mais associados a métodos de avaliação educacional em geral, e não especificamente ao desenvolvimento musical conforme o modelo de Swanwick.
D - Apreciação, composição, performance: Embora sejam aspectos da educação musical, não são os critérios de avaliação do modelo específico de Swanwick.
E - Apreciação, prática, contextualização: Embora importantes no ensino de música, não são os critérios definidos por Swanwick e Tillman.
Para responder a questões como essa, é fundamental compreender não apenas os conceitos musicais, mas também os modelos teóricos que fundamentam o ensino da música. Prestar atenção a palavras-chave e aos contextos em que foram mencionados no estudo é uma estratégia eficaz para identificar a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo