Jorge Coli, no livro O que é arte, falando sobre a obra “A f...
Jorge Coli, no livro O que é arte, falando sobre a obra “A fonte”, de Marcel Duchamp, diz: “o mictório que, pela sua função receptora de excremento, evoca o lado animal, orgânico e portanto menos ‘nobre’ do homem, está nos antípodas da concepção de arte como instrumento de elevação do espírito: é antiarte por excelência. Convertido em peça de museu, assume o papel de objeto de contemplação, passa a provocar ‘sentimentos’ no espectador [...]. Qualquer objeto aceito como arte, torna-se artístico”. (COLI, Jorge. O que é Arte?. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. p. 68)
Acerca dessa afirmação e em consonância com a intenção do artista ao enviar o objeto para o espaço de arte, assinale a alternativa CORRETA.
I. A atitude de Duchamp pretendia desqualificar os espaços de arte, pois se estes aceitassem um objeto tão desprezível como sendo uma obra, estariam eles mesmos admitindo sua impossibilidade de determinar o que fosse arte.
II. Duchamp pretendia promover uma crítica à atitude solene e "culta" que nossa civilização confere ao contato com o objeto artístico. Ele almejava denunciar o aspecto convencional da atribuição do estatuto de arte pelos instrumentos da cultura e criar uma antiarte.
III. O poder dos instrumentos culturais acabou por absorver os objetos de Duchamp, que deveriam ser apenas testemunhos de um gesto de questionamento, mas que, conservados em museu, adquirem efetivamente o estatuto de arte. A negação da arte, a crítica radical, tornam-se "meios" de produção artística.
IV. Ao aceitar o objeto de Duchamp, o espaço de arte obriga-se a aceitar o que quer que lhe seja enviado, sem critérios seletivos. Essa antiarte se desenrola numa desvalorização generalizada das pessoas pela arte contemporânea.