No fragmento “(...) Sem mais para o momento, renovo meus sin...
No fragmento “(...) Sem mais para o momento, renovo meus sinceros votos de estima e consideração”, com que se encerra, dentre outros, o gênero OFÍCIO, há a quebra do princípio da:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (11)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CONCISÃO
Qualidade de ser breve, sucinto e direto na comunicação. É a habilidade de transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, utilizando o mínimo de palavras necessárias para expressar uma ideia ou pensamento.
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial.
Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho.
Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.
[GABARITO: LETRA D]
CONCISÃO
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva. A seguir, um exemplo de período mal construído, prolixo:
Exemplo:
Apurado, com impressionante agilidade e precisão, naquela tarde de 2009, o resultado da consulta à população acriana, verificou-se que a esmagadora e ampla maioria da população daquele distante estado manifestou-se pela efusiva e indubitável rejeição da alteração realizada pela Lei no 11.662/2008. Não satisfeita, inconformada e indignada, com a nova hora legal vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas a menos que em Greenwich.
O exemplo de período mal construído foi elaborado, para fins didáticos, a partir do exemplo de período bem construído, por sua vez, extraído da Exposição de Motivos Interministerial no 51/MCTI/MRE/MPOG, de 21 de dezembro de 2011 (BRASIL, 2011a).
Nesse texto, há vários detalhamentos desnecessários, abusou-se no emprego de adjetivos (impressionante, esmagadora, ampla, inconformada, indignada), o que lhe confere carga afetiva injustificável, sobretudo em texto oficial, que deve primar pela impessoalidade. Eliminados os excessos, o período ganha concisão, harmonia e unidade:
Exemplo:
Apurado o resultado da consulta à população acreana, verificou-se que a maioria da população manifestou-se pela rejeição da alteração realizada pela Lei no 11.662/2008. Não satisfeita com a nova hora legal vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas menos que em Greenwich.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - 3ª EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA.
Está uniforme, está padronizado, e está sendo utilizado o uso da norma padrão da língua portuguesa. Só não está conciso, que é basicamente ir direto ao ponto, sem redundâncias.
''Sem mais para o momento, renovo meus votos de estima e consideração''.
Gab D
Analisando as alternativas:
A. Uniformidade
- Embora a uniformidade seja importante para garantir consistência na documentação, o problema com o fragmento não está diretamente relacionado com uniformidade.
B. Padronização
- A padronização se refere ao cumprimento de formatos e estilos específicos. No entanto, o fragmento não necessariamente quebra a padronização do ofício, embora haja formas mais convencionais de encerramento.
C. Uso da norma padrão da língua portuguesa
- O uso da norma padrão da língua portuguesa não é o problema aqui. O fragmento está correto gramaticalmente, mas é mais uma questão de estilo e adequação ao contexto formal.
D. Concisão
- Concisão é o princípio que se refere à clareza e à brevidade na comunicação. O fragmento em questão é mais elaborado e pode ser considerado excessivamente formal e longo para um encerramento de ofício, onde a concisão é desejável. A frase adiciona um nível de formalidade e complexidade que pode não ser necessário e pode violar o princípio da concisão.
Portanto, o fragmento “(...) Sem mais para o momento, renovo meus sinceros votos de estima e consideração” quebra o princípio da Concisão.
A alternativa correta é a D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo