Leia o texto a seguir. É outra variante do caterã-êtê ou b...
Leia o texto a seguir.
É outra variante do caterã-êtê ou batuque, no qual os violeiros cantam e tocam várias trovas e músicas. Os dançantes se adiantam ao meio do plano, dando e batendo palmas, dando balanceios e atravessando cada um para o lado oposto em troca de lugares. O instrumento obrigatório é a viola.
BRASIL, Americano. Cancioneiro de trovas do Brasil Central. Goiânia: Editora
Oriente, 1973, p. 272.
O texto descreve a seguinte manifestação cultural típica de Goiás:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) O Fogaréu é uma festa típica de Goiás realizada a noite com a luz de tochas.
B) Ritmo musical com dança específica típica da região do Prata e muito comum no Rio Grande do Sul e países vizinhos.
C)Também chamada de cateretê essa dança possui uma origem de grande diversidade incluindo influências indígenas, africanas e europeias. É praticada em boa parte do Brasil central pois sua dispersão ocorreu também pelas tropas de boiadeiros que cruzavam o país.
D) A manifestação cultural descrita no texto não condiz com essa nomenclatura.
GABARITO DO PROFESSOR: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.
GAB: C
A catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo. É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Complementando:
Principais Festas Populares de Goiás:
- Cavalhadas: as Cavalhadas encenam batalhas medievais entre cristãos e mouros, ocorridas em meio à ocupação moura na Península Ibérica (século IX ao século XV). Durante três dias, dois exércitos, com 12 cavaleiros cada, fazem as apresentações, simulando lutas com auxílio de coreografias bem orquestradas. Paralelo a isso, os personagens conhecidos como Mascarados saem às ruas fazendo algazarras.
- Congada de Catalão: a festa começa com os ternos de congos, que são grupos de dançarinos, reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão. Após a alvorada, os cantadores saem pelas ruas. Durante toda a semana acontecem a novena e a visitação. A Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro. De origem africana, o ritual era realizado inicialmente apenas por integrantes da Irmandade do Rosário.
- Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno - Trindade: a romaria teria começado em 1840, no arraial de Barro Preto, que deu lugar ao município. Na época, moradores encontraram uma medalha de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. O fato levou várias pessoas ao local. Com o tempo, surgiu a romaria. A festividade ocorre entre a última semana de junho e o primeiro domingo de julho. Ainda hoje se mantém a tradição de desfile de carros de boi.
- Procissão do Fogaréu: a Procissão do Fogaréu acontece há mais de 260 anos na cidade de Goiás, antiga capital do Estado, por ocasião da Semana Santa. Com uma mistura de religiosidade e folclore, o ritual teria chegado ao Arraial de Sant’Anna - que deu origem à Cidade de Goiás - durante a exploração do ouro pelos portugueses.
- Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) - Cidade de Goiás: realizado pelo Governo de Goiás, na antiga Vila Boa, o festival tem como objetivo fomentar a criação de filmes voltados para a preservação do meio ambiente.
- Romaria de Muquém - Niquelândia: de 5 a 15 de agosto, o alvo do turismo goiano é Niquelândia, a 360 quilômetros de Goiânia. Ali, no povoado de Muquém, acontece a festa em louvor de Nossa Senhora da Abadia. Na data, o fluxo de turistas e fiéis atinge seu ponto máximo por causa das festividades que reúnem missas, batizados, casamentos e procissão. Em meio à programação religiosa, há barracas com comidas típicas e o comércio de artesanatos e outros artigos.
FONTE: https://www.goias.gov.br/conheca-goias/cultura.html.
- Catira: catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo. É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo