Segundo Giulio Argan, os movimentos de vanguarda têm um cará...
Leia atentamente os textos abaixo e, após relacioná-los, responda às questões 29 e 30.
TEXTO 1
Lúcia Santaella classifica a configuração das culturas humanas em seis grandes eras civilizatórias: a era da comunicação oral; a da comunicação escrita; a da comunicação impressa; a da comunicação propiciada pelos meios de comunicação de massa; a da comunicação midiática; a era da comunicação digital.
“[...] embora as eras sejam sequenciais, o surgimento de uma nova era não leva a anterior e anteriores ao desaparecimento. Elas vão se sobrepondo e se misturando na constituição de uma malha cultural cada vez mais complexa e densa”. (SANTAELLA, Lúcia. Por que as artes e as comunicações estão convergindo. São Paulo: Paulus, 2005, p. 9)
TEXTO 2
“A arte postal transfere o foco do que é tradicionalmente chamado de ‘arte’ para o conceito mais amplo de cultura. Essa mudança é o que faz a arte postal realmente contemporânea. Para o artista uruguaio Clemente Padín, a arte postal enfatiza estratégias culturais onde estariam os limites entre o trabalho do artista e a organização e distribuição desse trabalho. [...] O que mais importa, nesse caso, é a comunidade que se cria. Um tribalismo imaginário em que o individual e o político circulam no mesmo espaço, definem um ethos e uma vibração comum próprios àquele momento histórico. [...] Clemente Padín, por exemplo, foi preso pela ditadura militar do Uruguai em 1977, e toda a rede se mobilizou por sua libertação. Para o artista uruguaio, a arte postal representa um processo de descentralização artística em contraste com os “corretos” pólos hegemônicos implantados depois da Segunda Guerra Mundial [...]”. (FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 68-69)
Segundo Giulio Argan, os movimentos de vanguarda têm um caráter polêmico, expresso em seus manifestos. Quanto ao Futurismo: (ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992)
I. Foi um movimento basicamente francês, com foco nas projeções para o futuro, na máquina e na velocidade como meios expressivos.
II. Os protagonistas são Balla, Marinetti, Carra e Boccioni.
III. Nos manifestos futuristas pede-se a destruição de cidades históricas e museus.
IV. Os futuristas eram pacifistas e endeusavam a máquina porque acreditavam que ela traria o bem para a humanidade.
Assinale a alternativa em que todas (a)s afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):