As linhas bancárias de crédito rural possibilitam ao client...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Crédito Rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.
Os créditos de custeio ficam disponíveis quando os recursos se destinam a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita. Já os créditos de investimento são aplicados em bens ou serviços duráveis, cujos benefícios repercutem durante muitos anos. Por fim, os créditos de comercializaçãoasseguram ao produtor rural e a suas cooperativas os recursos necessários à adoção de mecanismos que garantam o abastecimento e levem o armazenamento da colheita nos períodos de queda de preços.
O produtor pode pleitear as três modalidades de crédito rural como pessoa física ou jurídica. As cooperativas rurais são também beneficiárias naturais do sistema.
Ano a ano, o governo Federal tem alocado cada vez mais recursos para o crédito rural. A maior parte do dinheiro destina-se a créditos de custeio para cobrir os gastos rotineiros com as atividades no campo. Esse dinheiro é tomado diretamente nos bancos ou por meio das cooperativas de crédito.
A oferta de linhas de créditos para investimentos conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos FundosConstitucionais de Financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conhecidos, pela ordem, como FCO, FNO e FNE. Fonte: http://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/credito-rural
Primeiramente o Credito Rural tem 3 finalidades:
1) Financiar o custeio da PRODUCAO. Ex: compra de matriz para pecuaristas ou de sementes e insumos para agricultor;
2) Financiar investimento que se extenda por varios ciclos. Ex: Aquisicao de Trator, maquinario, sistema de irrigacao ordenhadeiras;
3) Financiar comercializacao dos produtos. Ex: Transporte para levar produtos ate os consumidores.
Resolvendo a questao:
A) correta
B) incorreta. Banco financia custeio da producao e Nao de despesas pessoais
C) incorreta. Banco conhece as atividades rurais e considerando-as libera o dinheiro de acordo com o cronograma e necessidade de cada atividade de cada produtor.
D) incorreta. Existem alguns programas como Pronaf que nao exigem garantia mas isto 'e para pequenos produtores, em suma o banco vive de emprestar dinheiro e tem que se garantir para nao ficar no prejuizo em geral se exige garantias para quase tudo.
E) incorreta. O investimento visa bens ou servicos que se estendam por mais de um ciclo caso contrario 'e custeio e nao investimento. Investimento (longo prazo) Custeio (curto prazo)
Atividades financiadas pelo Crédito Rural:
- Custeio das despesas normais de cada ciclo produtivo
- Investimentos em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por vários ciclos produtivos
- Comercialização da produção
Fonte: Professor Edgar Abreu, da Casa do Concurseiro.
Gente, é professor é muito bom, eu super indico.
Crédito rural pode ser dado para aproveitamento de vários ciclos produtivos ( um trator, uma colheitadeira, etc.), a liberação pode ser dada em etapas conforme cronograma de atividades, sempre tem que haver garantias, mesmo que pessoais, e possibilita atividade de comercialização da produção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo