Acerca da Psicofarmacoterapia, assinale a alternativa CORRETA.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769483 Psiquiatria
Acerca da Psicofarmacoterapia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

A questão trata do tema da Psicofarmacoterapia, com foco no uso de medicamentos psiquiátricos. Para resolvê-la, é necessário compreender os usos e efeitos dos psicofármacos, especialmente os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS), e sua aplicação em diferentes transtornos mentais.

Justificativa para a alternativa correta:

E - "Os antidepressivos denominados Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina são amplamente utilizados nos Transtornos de Ansiedade, comumente associados a ansiolíticos." Esta afirmação é correta. Os ISRS são frequentemente prescritos para tratar não apenas a depressão, mas também diversos transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. A associação com ansiolíticos pode ocorrer para alívio rápido dos sintomas de ansiedade enquanto os ISRSs começam a fazer efeito.

Análise das alternativas incorretas:

A - A sugestão de que os ISRS deveriam ser proscritos em casos de depressão com ideação suicida é equivocada. Na verdade, os ISRS são frequentemente usados nesses casos, mas requerem monitoramento cuidadoso, especialmente no início do tratamento, para observar qualquer aumento nos impulsos suicidas.

B - É incorreto afirmar que os ISRS devem ser proscritos em casos de transtorno obsessivo-compulsivo. Na realidade, os ISRS são considerados tratamento de primeira linha para esse transtorno, devido à sua eficácia em reduzir os sintomas obsessivo-compulsivos.

C - A Eletroconvulsoterapia (ECT) não é proscrita, especialmente em depressão grave resistente ao tratamento medicamentoso. Pelo contrário, a ECT pode ser uma opção eficaz para pacientes que não respondem bem a medicamentos.

D - A afirmação de que os ansiolíticos estão formalmente contraindicados em casos de delírio tremens é incorreta. Os ansiolíticos, como os benzodiazepínicos, são usados precisamente para tratar delírio tremens. No entanto, é necessária cautela em pacientes com comprometimento hepático.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo