Assim como um software de retoque fotográfico “gerou um padr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q938027 Português

      Há pouco, em belo artigo, anunciou-se num jornal “a morte da voz humana”. Nenhum exagero no título. Um software que “aperfeiçoa” a afinação dos cantores está criando padrões de perfeição inatingíveis para humanos, oferecendo a recompensa sem esforço e tornando dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular. “É como se Ronaldinho Gaúcho usasse uma chuteira que acertasse o gol por si. Treinar pra quê?”

      O grito de protesto foi dado por quem tem toda a autoridade para fazê-lo: João Marcello Bôscoli, músico, produtor e diretor de gravadora. Como se não bastasse, é filho de Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli, um dos criadores da bossa nova, e enteado do pianista César Camargo Mariano, com quem Elis se casou ao se separar de Bôscoli. Nunca houve gente mais exigente em música.

      Para João Marcello, pior até do que dar afinação a quem não tem, o programa faz com a voz o que outro já fez com a figura humana. Assim como um software de retoque fotográfico “gerou um padrão estético em que poros, rugas de expressão e outras características se tornaram defeitos”, o software de afinação passa o rodo e “corrige” tudo o que considera imperfeito num cantor: afinação, respiração, pausas, volume, alcance − sem se importar se pertencem à sua expressão e emoção.

      Ele vai mais longe: “Hoje em dia, tomamos remédio quando sentimos tristeza, dopamos as crianças quando estão agitadas, passamos horas no computador quando nossa vida nos parece desinteressante” etc. − e “usamos softwares de afinação quando temos um cantor desafinado”.

      O filho da cantora mais afinada do Brasil defende os desafinados no que eles têm de mais precioso: sua falível condição humana, essencial à obra de arte.


(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem: crônicas. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. Edição digital) 

Assim como um software de retoque fotográfico “gerou um padrão estético em que poros, rugas de expressão e outras características se tornaram defeitos”, o software de afinação passa o rodo e “corrige” tudo o que considera imperfeito num cantor: afinação, respiração, pausas, volume, alcance − sem se importar se pertencem à sua expressão e emoção.


A respeito da pontuação da frase acima, afirma-se corretamente:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão de pontuação com base no texto fornecido. A alternativa correta é a B: "O sinal de dois-pontos introduz uma enumeração explicativa."

Começando pela alternativa correta:

B: O sinal de dois-pontos introduz uma enumeração explicativa.

De fato, os dois-pontos são usados para introduzir uma explicação ou uma enumeração detalhada das imperfeições que o software de afinação corrige: "afinação, respiração, pausas, volume, alcance". Este uso é perfeitamente adequado e comum na língua portuguesa.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A: O emprego das aspas atende à mesma função nos dois segmentos que isolam.

As aspas no primeiro segmento ("gerou um padrão estético em que poros, rugas de expressão e outras características se tornaram defeitos") são usadas para destacar uma citação ou expressão específica. No segundo segmento, as aspas ("corrige" tudo o que considera imperfeito num cantor) são usadas para indicar uma expressão que pode ser interpretada de maneira irônica ou não literal. Portanto, as funções das aspas não são exatamente as mesmas.

C: O travessão pode ser substituído por dois-pontos sem que haja prejuízo do sentido e da correção gramatical.

O travessão é usado para acrescentar uma explicação ou um comentário que tem caráter mais enfático ou interruptivo. A substituição por dois-pontos mudaria a estrutura e a enfase da frase, alterando, assim, a nuance do sentido. Portanto, não é correto dizer que podem ser trocados sem prejuízo.

D: Uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após "fotográfico", sem prejuízo do sentido original.

A adição de uma vírgula após "fotográfico" não seria gramaticalmente correta. Ela interromperia a fluidez da frase sem necessidade, além de não seguir as regras de pontuação que regem a separação de elementos dentro de uma oração.

E: A vírgula empregada após "defeitos" pode ser suprimida, sem prejuízo da correção gramatical.

Suprimir a vírgula após "defeitos" comprometeria a clareza da frase, pois essa vírgula é necessária para separar o complemento verbal da oração intercalada, garantindo a clareza e a fluidez da leitura. Portanto, sua remoção prejudicaria a estrutura gramatical e o entendimento do texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correta, B

DOIS PONTOS:

Sinal de pontuação (:) correspondente, na escrita, a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação ger. descendente, e cuja função é preceder uma fala direta, uma citação, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese do que foi dito antes etc.

d) Uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após “fotográfico”, sem prejuízo do sentido original. 

 

 

→  Errado, não cabe vírgula separando o sujeito "um software" e o seu verbo "gerou".

 

 

" Assim como um software de retoque fotográfico _ “gerou um padrão estético  "

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

Os dois-pontos servem para indicar basicamente o seguinte: tudo o que vem à sua frente explica ou desenvolve melhor algum termo anterior.

·      CASOS DE DOIS-PONTOS

        Usado para...

1.     MARCAR CITAÇÃO ALHEIA (normalmente depois de verbos: dizer, afirmar, responder, perguntar)

Olhando o brilho das pedras, afirmou: “elas valem o preço que custam”.

Assim disse Voltaire: “Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.”

 

2.     DAR INÍCIO A UMA SEQUÊNCIA QUE EXPLICA, DISCRIMINA OU DESENVOLVE MELHOR UMA NOÇÃO ANTERIOR

Tivemos uma ideia: esvaziar o pneu.

> Explicação

Entregou tudo aos pobres: dinheiro, propriedades, heranças.

> Discriminação

Catástrofe no oriente: Beirute em chamas!

> Desenvolvimento

Sobre a letra A, acho que as aspas, no primeiro caso, indicam uma citação, enquanto no segundo segmento servem para empregar a palavra "corrigir" no sentido figurado, já que o software não melhora efetivamente a voz; o cantor continua sendo ruim.

LETRA B


Mas só pra complementar, como ninguém falou nada da letra C:

Travessões e parenteses isolam termos explicativos acessórios, podem ser substituídas por vírgulas.


Messi o artilheiro é um gênio

Messi (o artilheiro) é um gênio. Ele

Messi, o artilheiro, é um gênio


Então é um erro dizer que daria pra substituir travessão por dois-pontos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo