Um software que “aperfeiçoa” a afinação dos cantores está cr...

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Q938030 Português

      Há pouco, em belo artigo, anunciou-se num jornal “a morte da voz humana”. Nenhum exagero no título. Um software que “aperfeiçoa” a afinação dos cantores está criando padrões de perfeição inatingíveis para humanos, oferecendo a recompensa sem esforço e tornando dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular. “É como se Ronaldinho Gaúcho usasse uma chuteira que acertasse o gol por si. Treinar pra quê?”

      O grito de protesto foi dado por quem tem toda a autoridade para fazê-lo: João Marcello Bôscoli, músico, produtor e diretor de gravadora. Como se não bastasse, é filho de Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli, um dos criadores da bossa nova, e enteado do pianista César Camargo Mariano, com quem Elis se casou ao se separar de Bôscoli. Nunca houve gente mais exigente em música.

      Para João Marcello, pior até do que dar afinação a quem não tem, o programa faz com a voz o que outro já fez com a figura humana. Assim como um software de retoque fotográfico “gerou um padrão estético em que poros, rugas de expressão e outras características se tornaram defeitos”, o software de afinação passa o rodo e “corrige” tudo o que considera imperfeito num cantor: afinação, respiração, pausas, volume, alcance − sem se importar se pertencem à sua expressão e emoção.

      Ele vai mais longe: “Hoje em dia, tomamos remédio quando sentimos tristeza, dopamos as crianças quando estão agitadas, passamos horas no computador quando nossa vida nos parece desinteressante” etc. − e “usamos softwares de afinação quando temos um cantor desafinado”.

      O filho da cantora mais afinada do Brasil defende os desafinados no que eles têm de mais precioso: sua falível condição humana, essencial à obra de arte.


(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem: crônicas. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. Edição digital) 

Um software que “aperfeiçoa” a afinação dos cantores está criando padrões de perfeição inatingíveis para humanos, oferecendo a recompensa sem esforço e tornando dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular.


Eliminando-se o uso do gerúndio, a frase acima está reescrita com correção gramatical e lógica em:

Alternativas

Comentários

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Gabarito - C

 

 

a) Um software que “aperfeiçoaria” a afinação dos cantores cujos padrões de perfeição são inatingíveis a humanos [ , ] tornaram dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular ao oferecer a recompensa sem esforço. 

 

 

→  Uso indevido do ''cujos'', pois esse está retomando cantores e não "um software".

 

→  O verbo "tornaram" deve se flexionar para concordar com o seu sujeito "um software".

 

→  Não pode haver vírgula separando o verbo "tornar" do seu sujeito "um software".

 

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b) A afinação dos cantores é “aperfeiçoada” por um software que criaria padrões de perfeição o qual seria inatingível, ao oferecer a recompensa sem esforço e tornar dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular.  

 

 

→  O trecho "o qual seria inatingível" deve se flexionar no plural para concordar com quem está se referindo "padrões", ficando: os quais seriam inatingíveis.

 

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d) Um software que “aperfeiçoa” a afinação dos cantores que criam padrões de perfeição inatingíveis para humanos, embora ofereça a recompensa sem esforço e tornando dispensáveis a vocação, o talento e o mérito na música popular. 

 

 

→  Há exagero no uso do pronome relativo "que", pois quem cria padrões de perfeição é o "software" não os "cantores".

 

→  A oração não possui cunho concessivo, portanto, não cabe o "embora".

 

→  A questão pede para eliminar os gerúndios e o verbo "tornar" está no gerúndio.

 

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e) A vocação, o talento e o mérito [ , ] que existiria na música popular [ , ] é colocado em xeque por um software que “aperfeiçoaria” a afinação dos cantores, enquanto cria padrões de perfeição inatingíveis para humanos que oferecem recompensa sem esforço.

 

 

→  Deve haver vírgulas isolando a expressão intercalada.

 

→  O verbo "ser" deve se flexionar no plural para concordar com o seu sujeito composto "a vocação, o talento e o mérito".

 

→  Há exagero no uso do pronome relativo "que", pois quem oferece recompensa sem esforço é o "software" não os "humanos".

 

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Na letra A, o pronome relativo também está aplicado de forma errada, pois CUJOS retoma cantores e não a questão do software.

A letra C gabarito, tem erro de concordância, questão deveria ser nula

Obrigado pelo comentário Sérgio.

EM NEGRITO ALGUNS DS ERROS DAS DEMAIS DAS ALTERNATIVAS...

Bons estudos!

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