Idosos, geralmente, têm doenças crônicas ou outras situações...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (46)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Enalapril, propranolol e atenolol são todos anti-hipertensivos.
O maleato de enalapril: É um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominado inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA).
Propranolol: É um bloqueador beta adrenérgico. O mecanismo anti-hipertensivo, é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco(ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos baroreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.
Atenolol: É uma droga que pertence também ao grupo dos beta bloqueadores, uma classe de drogas usadas principalmente em doenças cardiovasculares.
( E ) R: Hipertensão arterial
E) hipertensão arterial.
Os medicamentos mencionados no enunciado (enalapril, propranolol e atenolol) são comumente utilizados no tratamento da hipertensão arterial.
- Enalapril, propranolol e atenolol: São fármacos anti-hipertensivos, ou seja, medicamentos utilizados para controlar a pressão arterial elevada.
- Programa Farmácia Popular: Esse programa do SUS oferece medicamentos gratuitos para diversas doenças, incluindo a hipertensão.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
- Diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia e asma: Embora esses sejam problemas de saúde comuns em idosos e tenham medicamentos disponíveis no Programa Farmácia Popular, os fármacos citados no enunciado (enalapril, propranolol e atenolol) são específicos para o tratamento da hipertensão arterial.
Em resumo:
Idosos que fazem uso de enalapril, propranolol e atenolol estão, provavelmente, sendo tratados para hipertensão arterial. O Programa Farmácia Popular permite que esses pacientes tenham acesso gratuito a esses medicamentos, garantindo a continuidade do tratamento e contribuindo para o controle da pressão arterial.
Importante: É fundamental ressaltar que o uso de qualquer medicamento deve ser orientado por um profissional de saúde. A automedicação pode trazer sérios riscos à saúde.
Outras informações relevantes:
- Hipertensão arterial: É uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial. Se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
- Programa Farmácia Popular: É uma iniciativa do governo federal que visa ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Além da hipertensão, o programa oferece medicamentos gratuitos para outras doenças, como diabetes, asma e osteoporose.
Conclusão:
A hipertensão arterial é a condição mais provável a ser tratada com os medicamentos mencionados, e o Programa Farmácia Popular é uma ferramenta importante para garantir o acesso desses pacientes aos medicamentos necessários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo