Segundo Brasil (2012), as situações de violência se apresent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687427 Enfermagem
Segundo Brasil (2012), as situações de violência se apresentam para a Atenção Primária à Saúde como um conjunto de novos desafios epidemiológicos para a saúde da criança, caracterizados por um forte componente psicossocial. Para um enfrentamento eficaz desse novo perfil de morbidade, a unidade básica de saúde precisa desenvolver uma atenção baseada em trabalho de equipe multiprofissional, com enfoque biopsicossocial do indivíduo, da família e da comunidade e forte parceria intersetorial, sob pena de se tornar “gradativamente irrelevante para a saúde infantil!”, conforme afirmam ALMEIDA; ZANOLLI (2011).
Marque V para verdadeiro e F para falso quanto às ações a serem desenvolvidas na atenção primária.
( ) Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de violências.
( ) Realizar o acompanhamento da criança e da família, enquanto não houver a alta do serviço de saúde.
( ) Realizar o seguimento da criança e de sua família em situação de violência para a continuidade do cuidado na rede de proteção social.
( ) Realizar a busca da criança vítima de violência no domicílio, para levar aos órgãos de proteção à criança.
( ) Buscar apoio da rede de cuidados e de proteção social no território, para interromper a violência, especialmente a de repetição, encaminhando as crianças para os serviços especializados identificados como referências no território.
A sequência correta das letras, de cima para baixo, é a da alternativa:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre situações de violência que ocorrem na Atenção Primária à Saúde.

(V - verdadeiro) Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de violências, através do processo de educação para que as pessoas possam identificar situações de risco e possíveis agravantes a essa população.

(V - verdadeiro) Realizar o acompanhamento da criança e da família, enquanto não houver a alta do serviço de saúde para verificar as necessidades posteriores, além de apoiar a família no processo de retorno a residência e possível exposição ao agressor.

(V - verdadeiro) Realizar o seguimento da criança e de sua família em situação de violência para a continuidade do cuidado na rede de proteção social garantindo a proteção à saúde e evitando a recorrência do fato.

(F - falso) O profissional não deve realizar a busca da criança vítima de violência no domicílio, para levar aos órgãos de proteção à criança, pois poderá agravar o fato. É importante denunciar aos órgãos competentes e acompanhar o processo de cuidado ofertado.

(V - verdadeiro) Buscar apoio da rede de cuidados e de proteção social no território, para interromper a violência, especialmente a de repetição, encaminhando as crianças para os serviços especializados identificados como referências no território e garantindo a proteção necessária. É importante acompanhar a condição de saúde dessa criança, física, emocional e familiar.
 
Resposta do Professor: C) A sequência correta das letras, de cima para baixo, é V V V F V.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra C, com a sequência V V V F V. As ações que devem ser desenvolvidas na atenção primária à saúde para enfrentar o novo perfil de morbidade apresentado pelas situações de violência incluem o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de violências, o acompanhamento da criança e da família enquanto não houver a alta do serviço de saúde, o seguimento da criança e de sua família em situação de violência para a continuidade do cuidado na rede de proteção social e a busca de apoio da rede de cuidados e de proteção social no território, para interromper a violência. No entanto, a busca da criança vítima de violência no domicílio para levar aos órgãos de proteção à criança não é responsabilidade da atenção primária à saúde. É fundamental que a unidade básica de saúde conte com uma equipe multiprofissional e parcerias intersetoriais para enfrentar esse desafio epidemiológico com forte componente psicossocial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo