Entre os agentes físicos utilizados no controle microbiológi...
Entre os agentes físicos utilizados no controle microbiológico, existe um que promove a
morte dos microrganismos a partir da oxidação de constituintes celulares e desnaturação de
proteínas e ácidos nucléicos, penetrando nas substâncias de uma forma mais lenta, exigindo
temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, para que haja uma eficaz esterilização.
Assinale a alternativa com o agente físico descrito:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A esterilização por calor é um método comum usado para eliminar microrganismos e pode ser realizada de duas maneiras: calor úmido e calor seco. Ambos têm princípios de funcionamento diferentes.
- Calor Úmido: A esterilização por calor úmido é realizada com água (vapor) sob alta pressão. Este processo causa a coagulação de proteínas e enzimas dos micróbios, levando à morte das células microbianas. É um método eficaz e rápido. Por exemplo, os endósporos de Bacillus anthracis são mortos em 2-15 minutos por calor úmido a uma temperatura de 100°C.
- Calor Seco: A esterilização por calor seco é realizada em alta temperatura em condições secas. Este processo usa o método de oxidação destrutiva para matar organismos, ajudando a destruir grandes biomoléculas contaminantes, como proteínas. No entanto, a esterilização por calor seco requer um tempo de exposição maior, entre 1:30h a 3 horas, e temperaturas mais altas do que a esterilização por calor úmido.
Portanto, a principal diferença entre os dois métodos é o meio pelo qual o calor é transferido para o material que está sendo esterilizado. O calor úmido é geralmente mais eficaz na esterilização e requer menos tempo, enquanto o calor seco requer mais tempo e temperaturas mais altas.
PARA PODERMOS APRENDER MAIS SOBRE ISSO TUDO É IMPORTANTE SABERMOS SOBRE OS SISTEMAS CELULARES DO NOSSO CORPO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo