Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2510055 Biomedicina - Análises Clínicas

Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si. Sobre os tipos de hospedeiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hospedeiro: é o organismo que alberga o parasito.

Hospedeiro definitivo: é o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada.

Ex.: o hospedeiro definitivo do Plasmodium é o Anopheles; os hospedeiros definitivos do S. mansoni são os humanos.

Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada. Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni.

“hospedeiro definitivo” refere-se ao organismo que abriga o agente causador de uma doença e o libera para o ambiente externo com capacidade de infectar outros. Em outras palavras, é o animal que aloja um parasita sem sofrer danos

questão sobre tipos de hospedeiros em parasitologia

alternativa correta: [A] O hospedeiro intermediário abriga o parasita quando ele se encontra na sua fase de larva, sendo vital no ciclo de vida dele.

justificativa

O hospedeiro intermediário é aquele em que o parasita passa por fases do seu desenvolvimento, mas não alcança a maturidade sexual. Normalmente, é neste hospedeiro que o parasita se encontra em formas larvais ou juvenis, e o seu papel é essencial para a continuidade do ciclo de vida do parasita. Essa descrição está em conformidade com o conceito amplamente aceito em parasitologia, tornando a alternativa [A] correta.

análise das demais alternativas

[B]: Incorreta. O hospedeiro definitivo é aquele em que o parasita atinge a maturidade sexual e se reproduz sexualmente, e não aquele que abriga fases larvais ou juvenis.

[C]: Incorreta. O conceito de "refúgio temporário e veículo" corresponde ao papel de um vetor mecânico ou transportador, e não ao hospedeiro intermediário. Além disso, o parasita geralmente evolui no hospedeiro intermediário.

[D]: Incorreta. Essa definição mistura conceitos de hospedeiro definitivo e reservatório, além de afirmar erroneamente que o hospedeiro definitivo não é prejudicado, o que depende do tipo de parasitismo.

resumo

A alternativa correta é [A], pois descreve com precisão o papel do hospedeiro intermediário no ciclo de vida do parasita. As demais alternativas contêm erros conceituais ou misturam definições distintas de parasitologia.

pontos chave

◊ O hospedeiro intermediário abriga o parasita em sua fase larval ou juvenil, sendo vital para o ciclo de vida.

◊ O hospedeiro definitivo é onde o parasita atinge a maturidade sexual e se reproduz.

◊ Vetores podem atuar como veículos temporários, mas não são hospedeiros intermediários.

◊ Hospedeiros podem sofrer ou não impactos do parasitismo, dependendo da relação específica com o agente.

◊ Diferenciar os tipos de hospedeiros é essencial para compreender ciclos parasitários e desenvolver estratégias de controle.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo