Dom Pedro II foi o governante que por mais tempo permaneceu ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2423554 História

Dom Pedro II foi o governante que por mais tempo permaneceu no poder no Brasil. Para ser exato, foram: 49 anos, três meses e 22 dias, quase meio século. Sobre o governo do Imperador Dom Pedro II, e a situação do país, é correto afirmar:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a letra B. Dom Pedro II deixou um legado significativo na história do Brasil e sua influência foi fundamental para a consolidação da unidade nacional. Durante o seu longo reinado de 49 anos, ele esteve à frente de importantes mudanças sociais e políticas.

Dom Pedro II, ao ser deposto e exilado aos 65 anos, realmente deixou o país com avanços consideráveis. Seu governo foi marcado por uma série de ações que contribuíram para a unidade do Brasil, como a abolição do tráfico negreiro (Lei Eusébio de Queirós, 1850) e a subsequente abolição da escravidão (Lei Áurea, 1888). Essas medidas foram fundamentais para o fim da escravidão no país e para a promoção dos direitos humanos.

Em relação às demais alternativas, Dom Pedro II não assumiu o poder em uma fase completamente pacífica, pois durante seu reinado, o país enfrentou várias rebeliões e movimentos internos complexos, o que torna a alternativa A incorreta.

A questão "Christie" mencionada na alternativa C não se relaciona a um conflito entre Brasil e Portugal, e sim a uma série de disputas diplomáticas entre Brasil e Reino Unido na década de 1860, envolvendo questões sobre a atuação de navios britânicos em águas brasileiras, o que descarta essa opção.

Por fim, a alternativa D é inverídica, já que Dom Pedro II era conhecido por seu interesse e apoio às letras e ciências. Ele era um monarca culto, que valorizava a educação e o desenvolvimento intelectual e científico, tendo inclusive criado a primeira instituição de ensino superior em engenharia do Brasil, a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, além de ser um mecenas das artes e das ciências.

Portanto, reforço que a alternativa correta é a B, que destaca as conquistas de Dom Pedro II na consolidação da unidade nacional e na abolição da escravidão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - D. Pedro II assumiu o poder em decorrência do GOLPE DE MAIORIDADE, em um momento da história do Brasil (período regencial) marcado por diversas revoltas provinciais e outros conflitos internos, logo não tem como ter havido pacificidade no período em que ele assume o poder

B - GAB

C - a questão christie nada mais foi doq uma crise diplomática entre o Brasil e a Inglaterra, motivada por questões políticas, principalmente questoes envolvendo os baixos tributos pagos pelos ingleses em territorio brasileiro, o q influenciava negativamente na economia nacional, e tbm a pressao britanica em fazer o Brasil abolir a escravidao

D - a criação de D. Pedro II foi basicamente visando a posse dele ao cargo de imperador, logo, ele foi muito bem educado e era tido como um dos homens mais racionais do periodo (o total oposto do pai dele), ent n faz sentido a assertiva ao dizer q ele era uma "figura avessa as leituras e ciencias"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo