Homenagens ao Divino Espírito Santo integram parte de alguma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q938038 História e Geografia de Estados e Municípios
Homenagens ao Divino Espírito Santo integram parte de algumas das festividades populares no Amapá. As celebrações do Divino remontam, historicamente,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB.: A

"A Festa do Divino é uma comemoração popular de rua, tipicamente folclórica. Esta celebracão é uma manifestação espontânea e tem aceitação coletiva. A mesma festeja um evento cultuado pela Igreja Católica, o Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos."

PUTZ ... NUNCA OUVI FALAR NESSA FESTA ... E OLHA QUE MORO AQUI A 24 ANOS


GAB A

GAB: A

Os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo são de origem tipicamente açoriana. Inclusive, os primeiros recrutados para povoar Macapá, em 1752, eram famílias portuguesas de origem açoriana.

DETALHE!

No Amapá atual os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo acontecem todo ano em duas localidades: em Macapá (entre o Sábado de Aleluia e o Domingo do Senhor - o primeiro domingo após Corpus Christi) e em Mazagão Velho (em agosto), pelo menos desde o final do século XIX.

Acontece que hoje em dia, em Macapá, esse festejo popular é mais divulgado com o nome de "Ciclo do Marabaixo", porque é durante esse festejo mais que centenário que acontecem as tradicionais rodas de marabaixo: são as comunidades negras do Laguinho e da Favela que mantêm a tradição de homenagear o Divino Espírito e a Santíssima Trindade com missas, novenas e ladainhas (na parte religiosa), rodas de marabaixo, bailes e almoços (na parte profana). Em Mazagão Velho, é também a comunidade negra dessa vila histórica que mantém a Festa do Divino com missas, novenas, ladainhas, rodas de marabaixo, procissões e com a coroação da Imperatriz. Mas a Festa do Divino de Mazagão Velho é pouco conhecida ou divulgada, mesmo no Amapá.

Ciclo do Marabaixo 2019: https://selesnafes.com/2019/04/comeca-mais-um-ciclo-do-marabaixo-veja-a-programacao-de-2019/

Missa do Divino e Coroação da Imperatriz em Mazagão Velho: https://www.youtube.com/watch?v=OQmkfV5wngk

Marabaixo de Rua em Mazagão Velho: https://www.youtube.com/watch?v=Xz5GHyNFyAg

GABARITO (A).

A colonização portuguesa e à tradição católica que se consolidou em Portugal e em muitas de suas colônias, de festejar santos e o Espírito Santo.

Acertei essa porque lembro do Padre Francivaldo sempre falando nas missas da São Benedito. Rsrsrs

Por fazer parte do Ciclo do Marabaixo, imaginei que tivesse haver com sincretismo relogioso, que é a mistura da Religião Catolica com as entidades da Ubanda e Candomble, fiquei muito surpreso com o Gabarito, pensei que fosse a errada...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo