O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da PA maio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687431 Enfermagem
O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg, verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, ou seja, soma-se a média das medidas do primeiro dia mais as duas medidas subsequentes e divide-se por três. Os profissionais de saúde devem ter cuidado para fazer um diagnóstico preciso e correto da HAS, uma vez que se trata de uma condição crônica que acompanhará o indivíduo por toda a vida.
Considerando a descrição acima, marque a alternativa correta em relação à aferição da PA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica e a aferição da PA.

A)
Correto. Deve-se evitar verificar a PA em situações de estresse físico (dor) e emocional (luto, ansiedade), pois um valor elevado, muitas vezes, é consequência dessas condições que alteram todo o organismo. Essas podem afetar e causar um falso valor.

B)
Incorreto. O indivíduo deverá ser investigado para doenças arteriais se apresentar diferenças de pressão entre os membros superiores maiores de 20/10 mmHg (e não 10/08 como a questão apresentou).

C)
Incorreto. A primeira verificação deve ser realizada em ambos os braços. Caso haja diferença entre os valores, deve ser considerada a medida de maior valor. O braço com maior valor aferido deve ser utilizado como referência nas próximas medidas (e não menor como a questão apresentou).

D)
Incorreto. Sempre que possível, a medida da PA deverá ser realizada fora do consultório médico para esclarecer o diagnóstico e afastar a possibilidade do efeito do avental branco, muito comum pois as pessoas sentem-se nervosas na frente do profissional de saúde.

Resposta do Professor: A.

Referencia: Rodrigues, Cibele I. Saad et al. Diagnóstico e classificação. Brazilian Journal of Nephrology [online]. 2010, v. 32, suppl 1 [Acessado 1 Dezembro 2021] , pp. 05-13.  

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Boa Noite,

É comum os dois braços apresentarem variações da PA, porém essa diferença não poderá ultrapassar 15 mmHg. Caso apresente será necessário investigar a causa.

Não sei qual a referência que a Amanda leu, mas no CAB 37 do Ministério da saúde afirma o seguinte:

"O indivíduo deverá ser investigado para doenças arteriais se apresentar diferenças de pressão entre os membros superiores maiores de 20/10 mmHg para as pressões sistólica/diastólica, respectivamente"

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hipertensao_arterial_sistemica_cab37.pdf

página 30

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo