A Angina de Ludwig é caracterizada como uma celulite dos es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1054223 Odontologia

A Angina de Ludwig é caracterizada como uma celulite dos espaços faciais originada, frequentemente, de infecção odontogênica que pode levar o paciente a óbito rapidamente por sepse ou mediastinite.

O caminho mais provável da infecção dos espaços submandibulares para o mediastino é percorrer os espaços:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - parafaríngeo, retrofaríngeo e pré-vertebral.

A questão aborda a Angina de Ludwig, uma condição séria que envolve a infecção dos espaços faciais e pode progredir rapidamente para quadros graves, como sepse ou mediastinite. Para resolver essa questão, é necessário entender a anatomia dos espaços faciais e o caminho que uma infecção pode percorrer do local inicial até o mediastino.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D é a correta porque descreve o caminho anatômico mais provável que uma infecção seguiria ao se espalhar dos espaços submandibulares para o mediastino. O espaço parafaríngeo é uma região crítica que se conecta com o espaço retrofaríngeo, que por sua vez pode estender a infecção até o espaço pré-vertebral, permitindo a descida da infecção ao mediastino.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - bucal, massetérico e laríngeo: Estes espaços não estão diretamente conectados de forma que permitam a propagação da infecção para o mediastino. O espaço bucal e massetérico estão mais relacionados à mastigação, e o laríngeo está associado à área da laringe, sem um caminho direto ao mediastino.

B - bucal, ptérigo-mandibular e faríngeo: Embora o espaço faríngeo possa potencialmente se conectar com outras regiões da cabeça e pescoço, ele não é um caminho direto e abrangente para o mediastino a partir de uma infecção submandibular.

C - faríngeo, laríngeo e esofágico: Embora o espaço esofágico possa ter relação com o mediastino, o caminho descrito não é o mais direto nem o mais comum para uma infecção originária dos espaços submandibulares.

E - retrofaríngeo, laríngeo e pré-diafragma: Nesta alternativa, o espaço pré-diafragma não está diretamente relacionado com o caminho anatômico que uma infecção seguiria a partir dos espaços submandibulares para o mediastino.

Entender a anatomia dos espaços faciais e o percurso das infecções é essencial para responder corretamente a este tipo de questão. Ficar atento aos detalhes dos caminhos anatômicos ajuda a identificar a alternativa correta em situações parecidas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Espaços faciais:

Espaços primários: * Maxila ( espaço canino, infratemporal, bucal) * Mandíbula( bucal, sublingual, submentual e submandibular). O bucal é comum aos dois (maxila e mandíbula).

Espaços secundários: Mesmo que espaços mastigatórios. Envolve os músculos da mastigação. Espaço Massetérico, Pterigomandibular e Temporal superficial e profundo.

Espaços cervicais: se comunicam com o mediastino.

* Parafaríngeo (Faríngeo lateral) e

* Retrofaríngeo.

. Universidade Estadual do Piauí – UESPI Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira Bacharelado em Odontologia Propagação das Infecções Dentárias anatomia- apresentação de trabalho.

Pelo que procurei entendi assim: Além da disseminação para os espaços parafaríngeos e retrofaríngeos, pode também se disseminar para bainha carotídea (que se comunica com o espaço pré-vertebral) e para fossa pterigopalatina; o que fornece mais informações para completar ca alternativa correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo