Com relação aos conceitos de Internet e intranet, assinale ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q168404 Redes de Computadores
Com relação aos conceitos de Internet e intranet, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda conceitos de Internet e intranet, especificamente em relação aos protocolos e modelos de referência utilizados. Para resolver essa questão, é necessário entender as bases das redes de computadores, principalmente o modelo TCP/IP e o modelo OSI.

Comentando a Alternativa Correta (A):

A alternativa A está correta porque ela afirma que tanto a Internet quanto a intranet utilizam os protocolos TCP/IP. O modelo de referência OSI é um modelo teórico que ajuda a entender e projetar redes, mas na prática, o que é utilizado é o modelo TCP/IP.

O modelo TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet) é a arquitetura fundamental das redes de computadores, incluindo a Internet e intranets. Ele se organiza em camadas, facilitando a comunicação entre dispositivos e a manutenção dos serviços de rede. As camadas incluem:

  • Camada de Aplicação: onde operam protocolos como HTTP, FTP e SMTP.
  • Camada de Transporte: onde operam os protocolos TCP e UDP.
  • Camada de Internet: que inclui o protocolo IP.
  • Camada de Rede de Acesso: que trata da interface com a rede física.

O Modelo OSI (Interconexão de Sistemas Abertos) é um modelo de referência em sete camadas. Ele é mais teórico e menos utilizado na prática, mas é fundamental para o entendimento conceitual das redes. As camadas do modelo OSI incluem a Física, Enlace de Dados, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação.

Portanto, a alternativa A corretamente associa o uso dos protocolos TCP/IP aos serviços de rede e o uso do modelo OSI como uma representação em camadas dos equipamentos e serviços dessas redes.

Analisando as Alternativas Incorretas:

B: Incorreta. A implementação de serviços como HTTP, FTP e e-mail na intranet não difere da Internet com base no modelo OSI. Tanto a Internet quanto as intranets utilizam os mesmos protocolos TCP/IP.

C: Incorreta. Não é verdade que sistemas que utilizam um banco de dados na Internet devam sempre usar endereços IP não-válidos. Há outras formas de proteger dados sem essa restrição.

D: Incorreta. A velocidade de acesso à Internet não é limitada a 10 Mbps para evitar congestionamento. A largura de banda disponível e a configuração de rede são os fatores determinantes.

E: Incorreta. O uso de HTTPS é possível tanto na Internet quanto na intranet. A verificação online dos certificados digitais pela autoridade certificadora não impede o uso em intranets.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

    a) Os serviços e sistemas de comunicação de dados na Internet e na intranet são fundamentados nos protocolos de TCP/IP e no modelo de referência OSI. O primeiro envolve os serviços de rede e o segundo representa, em camadas, os equipamentos e os serviços dessas redes de uma maneira geral.
CORRETO
A QUESTÃO DEIXOU CLARA QUE O OSI É UMA REPRESENTACAO GERAL. NA PRATICA ELE NÃO EXISTE. A INTERNET É TCP/IP APENAS.

    b) Na intranet, as implementações de serviços com o uso dos protocolos HTTP, FTP, protocolos de e-mail, entre outros, são diferentes daquelas realizadas na Internet porque, na intranet, o principal modelo de referência é o OSI.

NADA DISSO. OSI É TEORIA. NA PRATICA NAO EXISTE MAIS

    c) Quando um sistema gerenciador de banco de dados está instalado em uma estação que tem endereço IP válido da Internet (alcançado por roteamento), os sistemas que usam esse banco devem estar sempre com endereços IP não-válidos, para se evitar exposição desnecessária de dados.

ESTÁ INVERTIDO. O BANCO DE DADOS É QUE TEM DE TER IP INVÁLIDO PARA SE PROTEGER

    d) Uma banda passante para acesso à Internet vinda de uma intranet não pode ultrapassar 10 Mbps pois, caso o faça, pode ocorrer congestionamento de tráfego nos principais roteadores de acesso.

ATUALMENTE AS REDES SAO DE 100Mbps OU 1Gbps. 10Mbps é passado!

    e) O uso de criptografia com HTTPS só é possível na Internet; em uma intranet isso não é possível porque a autoridade certificadora deve verificar online cada certificado digital emitido.

PODE-SE USAR HTTPS AONDE QUISER.
a) Os serviços e sistemas de comunicação de dados na Internet e na intranet são fundamentados nos protocolos de TCP/IP e no modelo de referência OSI. O primeiro envolve os serviços de rede e o segundo representa, em camadas, os equipamentos e os serviços dessas redes de uma maneira geral.-correto:
TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (TCP/IP protocol stack). Esse conjunto tem camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.

As três camadas mais acima do modelo OSI (aplicação, apresentação e sessão) são aplicação no modelo TCP/IP. Isso porque o TCP/IP tem uma camada de sessão leve, consistindo de abrir e fechar conexões sobre TCP e RTP e fornecer diferentes números de portas para diferentes aplicações sobre TCP e UDP. Se necessário, essas funções podem ser aumentadas por aplicações individuais (ou bibliotecas usadas por essas aplicações). IP trata a rede abaixo dele como uma caixa preta de forma que ela possa ser considerada como uma única camada para os propósitos de discussão sobre TCP/IP.
Até acertei na pura eliminação, mas viajei na questão!!  Se alguém REALMENTE souber  explicar porque a letra A é correta posta ai...

Afinal, tanto o OSI quando o TCP/IP são modelos de arquitetura de redes, ambos são divididos em camadas e ambos oferecem serviços e ligações com o meio (camada fisica). Ambos são modelos completos.  Não consegui entender a afimarção que o TCP/IP envolve os serviços (somente??) e o OSI representa equipamentos e serviços. Lembrando que a camada fisica+enlace do OSI é representada do TCP/IP é pela camada host/rede.

E ao colega que afirmou que o modelo OSI é teoria, NÃO EXISTE, com todo respeito, é melhor você estudar mais antes de postar besteira aqui. Isso acaba prejudicando os colegas....

b) Na intranet, as implementações de serviços com o uso dos protocolos HTTP, FTP, protocolos de e-mail, entre outros, são similares daquelas realizadas na Internet porque, na intranet, o principal modelo de referência é o TCP/IP.

 

c) Quando um sistema gerenciador de banco de dados está instalado em uma estação que tem endereço IP válido da Internet (alcançado por roteamento), os sistemas que usam esse banco devem estar sempre com endereços IP válidos, para se evitar exposição desnecessária de dados.

 

d) Uma banda passante para acesso à Internet vinda de uma intranet pode ultrapassar 10 Mbps.

 

e) O uso de criptografia com HTTPS é possível na Internet e Intranet.

Segundo o Tanenbaum( ed.5):

"Observe que o modelo OSI propriamente dito não é uma arquitetura de rede, pois não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer. No entanto, a ISO também produziu padrões para todas as camadas, embora esses padrões não façam parte do próprio modelo de referência.

O modelo de referência OSI foi concebido antes de os protocolos correspondentes terem sido criados. Isso significa que o modelo não teve influência de um determinado conjunto de protocolos, o que o deixou bastante genérico.

O modelo OSI tem três conceitos fundamentais:

1. Serviços.

2. Interfaces.

3. Protocolos.

Provavelmente a maior contribuição do modelo OSI seja tornar explícita a distinção entre esses três conceitos.

Originalmente, o modelo TCP/IP não distinguia com clareza a diferença entre serviços, interface e protocolo,embora as pessoas tenham tentado deixá-lo mais parecido com o modelo OSI. "

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo