O segmento do texto a seguir que, apesar de estruturar-se em...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia comentar essa questão? Seria interessante, pois houve um grande percentual de erros.
a)"valor" tem a ver com "dinheiro" e "coisas"
b)"padrão de renda" e "padrão de bem-estar"
c)"nítido" e "moderno" só qualificam "arcabouço"
d)"câmbio flutuante" e "autonomia operacional",dois elementos
e)"olhos" e "ouvidos", dois elementos.
Volto a dizer que nao sei se está certo,é apenas como resolvi a questão,aceito críticas.
Alguém mais poderia comentar sobre ela?
Abraços
a) dinheiro <=> coisas: o valor do dinheiro relaciona-se com a quantidade de trabalho necessária para ganhá-lo, enquanto que o valor das coisas refere-se a uma valoração de entes tanto abstratos (valor da coragem, do amor, etc) quanto de objetos materiais; mas pode ser um valor afetivo, coisa que o dinheiro não possuirá jamais.
b) renda <=> bem-estar: novamente uma oposição matéria versus ética. São coisas diferentes, com efeito, pois é possível sentir bem-estar com prazeres simples, sem precisar de muito dinheiro, e é possível ter-se muita renda e afundar em tristeza.
c) nítido <=> moderno: é o par conceitual mais alheio de todos. A qualidade do que é nítido não se articula nem de longe com o da modernidade. Se disséssemos "...um arcabouço mais nítido e mais tradicional...", por exemplo, também faria sentido.
d) câmbio flutuante <=> autonomia operacional no BC: será que só um BC autônomo determinaria um câmbio flutuante? Claro que não. Não são conceitos opostos, mas não andam necessariamente juntos.
e) ouvidos <=> olhos: aparentemente, sentidos externos muito diferentes. Porém, como se trata de uma figura de linguagem, significando ESTAR FORA DO ALCANCE DA PERCEPÇÃO, este par conceitual serve apenas para reforçar a idéia de ausência física. Deveria ser esta, portanto, a resposta correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo