Os riscos ocupacionais mais comuns na assistência odontológ...
Os riscos ocupacionais mais comuns na assistência odontológica são físicos, químicos, ergonômicos, mecânicos ou biológicos.
São considerados riscos físicos:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - ruído, radiação não ionizante e umidade. Estes são, de fato, exemplos de riscos físicos que se encontram em ambientes de assistência odontológica.
Riscos físicos são aqueles associados a fatores ambientais que podem causar danos à saúde de forma direta ou indireta. Eles incluem elementos como iluminação inadequada, ruído, vibrações, temperaturas extremas e radiações não ionizantes, como luz ultravioleta e infravermelha. Na odontologia, esses riscos são relevantes devido ao uso constante de equipamentos que geram ruído, como os motores de alta rotação, e devido às condições ambientais do consultório que podem incluir umidade.
Vamos analisar porque as outras alternativas estão incorretas:
A - amalgamadores, ritmo de trabalho excessivo e gases medicinais: Essa alternativa lista itens que se encaixam melhor como riscos químicos (gases medicinais) e ergonômicos (ritmo de trabalho excessivo), mas não como riscos físicos.
B - falta de capacitação do pessoal auxiliar, temperatura extrema e instrumental impróprio: Embora temperatura extrema possa ser considerada um risco físico, a falta de capacitação é um risco organizacional ou de gestão, e o uso de instrumental impróprio não se enquadra especificamente em risco físico.
C - espaço físico subdimensionado, ausência de EPI e contato com fluidos orgânicos: Esta opção está mais relacionada a riscos ergonômicos e biológicos. O espaço físico subdimensionado está relacionado a problemas ergonômicos e a ausência de EPI à segurança, mas não diretamente a riscos físicos.
D - atos repetitivos, iluminação deficiente e agentes desinfetantes: Aqui temos riscos ergonômicos (atos repetitivos), problemas de iluminação que podem, de alguma forma, ser considerados físicos, mas agentes desinfetantes são um risco químico.
Portanto, é essencial compreender a definição clara de cada tipo de risco ocupacional para responder corretamente a questões como esta. Entender que a odontologia envolve várias categorias de riscos permite uma abordagem mais segura e eficaz no ambiente de trabalho.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Riscos físicos: ruído, vibração, radiação ionizante e não ionizante, temperaturas extremas, iluminação deficiente ou excessiva, umidade, etc. Em odontologia são causadores desses riscos a caneta de alta rotação, compressor de ar, equipamento de RX, equipamento de laser, fotopolimerizador, autoclave, condicionador de ar, ultrassom, etc.
São considerados riscos físicos:
Alternativas
A
amalgamadores (risco quimico), ritmo de trabalho excessivo (ergonomico) e gases medicinais (químic).
B
falta de capacitação do pessoal auxiliar (ergonomico), temperatura extrema (acredito que pela falta de conforto e higiene) e instrumental impróprio (risco mecanico)
C
espaço físico subdimensionado (mecânico), ausência de EPI e contato com fluidos orgânicos (biologico).
D
atos repetitivos (ergonomico), iluminação deficiente (mecanico) e agentes desinfetantes (químico).
E
ruído, radiação não ionizante e umidade.
- Risco Físico : ruído, vibração, radiação ionizante e não-ionizante, temperaturas extremas, iluminação deficiente ou excessiva e umidade.
- Risco Químico : amalgamadores, desinfetantes químicos (por exemplo, álcool, glutaraldeído, hipoclorito de sódio, clorexidina) e os gases medicinais (óxido nitroso e outros).
- Risco Ergonômico : postura incorreta; ausência do profissional auxiliar, ou falta de capacitação deste; ausência de planejamento; ritmo de trabalho excessivo; atos repetitivos; entre outros.
- Risco Biológico: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros
- que em função de sua natureza, concentração ou intensidade tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. O risco biológico é um dos mais frequentes destes profissionais e a infecção cruzada o risco mais negligenciado na prática odontológica.
- Risco Mecânico : espaço físico subdimensionado e arranjo físico inadequado; instrumental com defeito ou impróprio para o procedimento; perigo de incêndio ou explosão; edificação com defeitos; improvisações na instalação da rede hidráulica e elétrica; ausência de equipamento de proteção individual.
- Risco pela falta de conforto e higiene: banheiros em número insuficiente e sem separação por sexo; falta de produtos de higiene pessoal, como sabonete líquido e toalha descartável nos lavatórios; ausência de água potável para consumo; não fornecimento de uniformes; ausência de ambientes arejados para lazer e confortáveis para descanso; ausência de vestiários com armários para a guarda de pertences; falta de local apropriado para lanches ou refeições; falta de proteção contra chuva, entre outros.
Riscos Ocupacionais em Odontologia: Revisão da Literatura
Sumaia Austregesilo Nogueira , Luciana Freitas Bastosb; Iris do Céu Clara Costac
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo